Um logo é a cara de uma empresa ou de uma marca. É um símbolo que ajuda substancialmente a que uma entidade seja facilmente identificada, transmite consistência, estabelece uma relação de proximidade, atrai o público-alvo, pode criar um efeito viral, etc... Em suma, é algo de extrema importância e, como tal, algo que deve ser convenientemente pensado e elaborado para ser eficaz.

Por detrás da sua conceção podem estar a história da empresa, o que se deseja alcançar, os sentimentos que se pretendem despertar, enfim... os motivos são vários portanto, nada como conhecer o que está por detrás de alguns dos logos mais conhecidos por todo o mundo.

MasterCard

Sabe o significado destes logotipos?
créditos: MasterCard

Não há círculos mais conhecidos que estes! A empresa decidiu-se pela psicologia das cores para retratar o que queria transmitir: a paixão e coragem do vermelho com a prosperidade do amarelo. Segundo a empresa, estas são as qualidades que cada um de nós necessita de ter para ser próspera.

National Geographic

Sabe o significado destes logotipos?
créditos: National Geographic

Reconhecido e presente em mais de 171 países, este logo foi pensado e calculado ao ínfimo pormenor. O seu retângulo simboliza uma passagem (uma porta, uma janela, o que seja) para o mundo do conhecimento e o facto de ser amarela é uma metáfora ao sol e ao que este representa: energia, força e luz.

Vodafone

Sabe o significado destes logotipos?
créditos: Vodafone

Ainda que não seja tão percetível de início, tem tudo a ver com a marca. O símbolo das aspas abertas é sinónimo de encetar uma conversa e o que a Vodafone pretende é isso mesmo, que os seus utilizadores podem conversar o tempo que quiserem.

TripAdvisor

Sabe o significado destes logotipos?
créditos: TripAdvisor

O famoso e reconhecido site de busca e partilha de informações relacionadas com turismo escolheu uma coruja como logotipo. Ora, é sabido que este animal representa a sabedoria e conhecimento. Não obstante, se reparar nos olhos do animal, os mesmos são verde e vermelho, sendo que o verde significa que a escolha vale a pena e o vermelho é o oposto.

Airbnb

Sabe o significado destes logotipos?
créditos: TripAdvisor

Aqui está representado o passo a passo do logo para uma melhor explicação, sendo o logo a última figura da direita. O mesmo contém 3 elementos e todos eles com um significado elevado para aquilo que a marca oferece: a cabeça de uma pessoa simbolizando o utilizador, o famoso ícone da localização e um coração que significa cuidado e amor. A cereja no topo do bolo... estes elementos agrupados fazem a letra A de Airbnb.

Haribo

Sabe o significado destes logotipos?
créditos: Haribo

É das marcas de gomas que mais se conhece, principalmente se se falar dos 'ursinhos'. Este logo é uma junção de algumas circunstâncias, assim como o nome da empresa. O fundador, Hans Riegel, combinou as duas primeiras letras do seu nome e apelido e juntou-as às duas da cidade onde cresceu, Bonn, na Alemanha. Aliado a isto, surge o ursinho amarelo que foi nada mais nada menos, que uma recordação de quando vendia doces numa feira. Nesta, era habitual existirem apresentações circenses de ursos a dançar, e tal inspirou Hans a incluir um urso quase como mascote, bem como a criar as famosas gomas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.