Em destaque

Torta de alho francês, cogumelos, queijo feta e pinhões em massa filo

Um refeição ligeira, esta torta de alho francês que junta cogumelos, queijo feta e pinhões ligeiramente tostados numa embalagem de massa filo estaladiça.

Ingredientes

Azeite 2 colheres de sopa
Alho francês (parte branca), cortado em laminas finas 150 g
Pinhões 50 g
Cogumelos, cortados em pedaços pequenos 250 g
Dentes de alho, picado finamente 1 unidade
Queijo Feta 150 g
Massa filo 6 colher de chá de folhas
Manteiga Derretida 75 g
Sal e pimenta preta moída na hora usar a gosto

Preparação

Pré-aqueça o forno a 200 ºC. Numa frigideira, aqueça uma colher de sopa de azeite e salteie o alho francês com os pinhões até o alho francês estar amolecido e os pinhões dourados, cerca de cinco minutos, mexendo ocasionalmente. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora e retire da frigideira.

Aqueça a segunda colher de sopa de azeite, pode usar a mesma frigideira, em lume alto e salteie os cogumelos com o dente de alho picado, até os cogumelos estarem dourados, cerca de três minutos. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Junte o salteado de alho francês e pinhões e misture bem.

Forre uma assadeira com papel vegetal. Pincele três folhas de massa filo com manteiga e coloque-as em cima umas das outras. Por cima, espalhe a mistura dos cogumelos e alho francês e o queijo feta esfarelado. Cubra com as restantes três folhas de massa filo, igualmente pinceladas com manteiga.

Enrole a torta com cuidado, a partir do lado mais pequeno da massa filo, e coloque-a na assadeira forrada com papel vegetal. Pincele com manteiga e asse no forno pré-aquecido durante 15 minutos, ou até estar dourada. Pode servir esta torta de alho francês quente ou fria.

Torta de alho francês, cogumelos, queijo feta e pinhões em massa filo

Dicas

A massa filo seca muito rapidamente quando exposta ao ar. Enquanto trabalha cada uma das folhas individualmente mantenha as restantes cobertas com um pano de cozinha limpo e borrifado com água. As folhas de massa filo são muito delicadas, manuseie-as com cuidado para não rasgarem.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos ao seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.