O outono é sinónimo de folhas e paisagens pintadas de laranja, das primeiras chuvas e de algumas das primeiras escapadelas de fim de semana pós-férias. É, também, sinónimo das primeiras comidas de conforto já a antecipar o inverno que se aproxima.

Por isso, aproveite o Dia Internacional do Chef, que se celebra a 20 de outubro, para despertar o chef que há em si e conseguir as fotografias “foodies” mais originais e coloridas.

Assim, e para que tenha as fotografias mais apetitosas, partilhamos 5 dicas essenciais para tirar e partilhar as melhores fotografias de comida – que irão certamente fazer sucesso nas redes sociais.

1. Cuidar da iluminação

Para evitar sombras e aproveitar ao máximo os pratos apetitosos, deve ter cuidado com a iluminação no momento de capturar a imagem. Evite tirar a fotografia com luzes artificiais, fluorescentes ou flash – aproveite, sempre que possível, a iluminação natural que pode conseguir através de, por exemplo, uma janela.

2. Fazer da comida a protagonista

Evite fotografias rodeadas de copos, talheres ou guardanapos sujos, ou mesmo até pão ou pessoas. Centralize a imagem na receita e no prato que quer destacar e dê o protagonismo a todos os ingredientes. Utilize talheres e utensílios de cozinha de cores suaves que criem harmonia com a comida e, acima de tudo, limpe os salpicos de molhos ou restos do rebordo do prato.

3. Não se esqueça dos ângulos e retoques mínimos para impressionar

Os melhores ângulos para as fotografias “foodie” são, sem dúvida, a partir de cima. Não se esqueça que quer destacar a comida e não abuse do zoom, caso contrário a imagem poderá ficar distorcida. Quanto aos filtros, pode colocar efeitos para dar um toque especial à captura, mas lembre-se de não os utilizar em excesso sob de pena de ficar com um resultado demasiado artificial. Utilize principalmente retoques como brilho, contraste e saturação.

dicas fotos foodies
créditos: WIKO

4. Encontre o movimento

Tire proveito de todos os elementos que pode imortalizar em movimento como o líquido de uma bebida enquanto enche o copo ou o queijo de uma pizza a derreter quando se separam duas fatias. Assim vai conseguir oferecer um toque mais criativo às suas fotografias gastronómicas.

5. Partilhe as suas criações e torne-as virais

Se estiver satisfeito com as suas fotografias e as quiser mostrar orgulhosamente aos seus amigos nas redes sociais, não se esqueça de utilizar algumas das hashtags preferidas do mundo gastronómico como #instafood, #foodie ou #comida. Se estivere num restaurante ou terraço que estejam na moda, partilhe a localização também nas suas publicações. Assim vai garantir muitos mais gostos à sua fotografia.

Fonte: WIKO (empresa europeia de smartphones)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.