Seja para uma casa nova ou para dar um novo toque à decoração, um tapete serve para compor uma assoalhada e deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor. É uma boa opção para dar cor e uma dose extra de personalidade às diversas áreas da sua casa, principalmente se forem zonas mais neutras e algo minimalistas. Mas, como em tudo, há que saber qual a melhor opção. Fique atento a estas dicas.

Valor

Um bom tapete é caro e isto é ponto assente. Mesmo os mais simples de algodão, por exemplo, podem ser caros devido ao seu processo de manufatura. O ideal é juntar algum dinheiro e pesquisar bem antes de ir às compras.

Tamanho

Menos é mais na maioria das vezes, mas não quando o assunto são tapetes. Claro que numa casa de banho faz sentido ter algo muito grande, mas na sala ou no quarto a melhor opção é 'quanto maior, melhor'. Um tapete pequeno dá a impressão de que quis economizar – o que não é propriamente mau – mas não irá estar adequado ao ambiente e à sua proporção.

Os tapetes são usados para compor uma área por isso, deve ser grande o suficiente para que os móveis principais do espaço consigam ficar dispostos à vontade. Por exemplo, caso seja para colocar na mesa de jantar, é conveniente que ocupe toda a área da mesa e cadeiras sem que estas estejam recolhidas. Já imaginou alguém puxar uma cadeira para trás e dois dos apoios estarem fora do tapete?

Texturas e cores

Não compre só porque achou bonito. Escolha algo que se adeque com o seu estilo de vida, mas também com a decoração da divisão. Não obstante, terá de ter igualmente em consideração a forma como será usado, ou seja, de nada vale comprar tapetes felpudos e macios para uma área que tenha muito movimento. Isto só vai servir para que, em pouco tempo, o tapete fique marcado e deformado, já para não falar do tempo que vai perder por ter de o andar sempre a limpar. Opte por algo mais simples em termos de textura para um corredor, por exemplo, e coloque os felpudos ou mais armados em zonas como os quartos.

Cuidados a ter

Outra das coisas que deve influenciar na hora da compra são os cuidados a ter com o tapete, ou seja, quantas vezes terá de o limpar, em que zona irá ficar e se precisa de algo mais resistente devido ao uso.

Novo ou vintage

Ser sustentável está na ordem do dia. Não obstante, irá com certeza ter algo exclusivo e único em sua casa, no entanto, pondere bem antes de decidir e tenha em conta os pontos anteriores. O valor de algo antigo pode ser ainda maior e os cuidados a ter também portanto, é conveniente ponderar bem antes de comprar.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.