Segundo um novo estudo da Universidade de Telavive, liderado pela investigadora e médica Daniela Jakubowicz, o ser humano está programado para tomar o pequeno-almoço antes das 09h30.

De acordo com esta especialista em medicina interna e endocrinologia, as primeiras horas da manhã são a melhor altura do dia para metabolizarmos a primeira refeição diária.

Daniela Jakubowicz investiga há vários anos o papel do cronograma de ingestão alimentar de acordo com os ritmos circadianos. Para esta cientista, comer antes das 09h30 "melhora a expressão dos genes que nos ajudam a perder peso", conclui o estudo citado pelo jornal espanhol La Vanguardia.

Veja aindaEstes 15 alimentos ativam o seu gene magro

Segundo a investigadora, que também é médica, a toma do pequeno-almoço às primeiras horas da manhã também melhora a glicemia e os níveis de insulina no sangue.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram 36 voluntários: 50% eram obesos e todos tinham diabetes.

No estudo, os participantes tomaram o pequeno-almoço e o almoço no primeiro dia e no segundo dia apenas almoçaram. Análises ao sangue revelaram uma maior expressão dos genes relacionados com a perda de peso no primeiro dia face ao segundo. "O momento certo para tomar o pequeno-almoço é antes das 9h30. Melhora o metabolismo do organismo, facilita a perda de peso e atrasa as complicações associadas à diabetes tipo 2 e outros distúrbios relacionados com a idade", concluiu a investigadora israelita.

Leia também: 25 truques inimagináveis para perder peso