Não sei se tem consciência, mas a verdade é que passamos um terço da vida a dormir e isso tem um peso muito elevado na nossa saúde e bem-estar. Para melhorar o seu sono e principalmente o seu descanso, deve ter em atenção alguns fatores que podem indicar-lhe que está na altura de mudar o seu colchão. Fique a saber quais são estes!

Firmeza - Este é o ponto de partida para perceber se o seu colchão está a pedir reforma ou não. O desgaste da fibra do colchão acontece devido à existência de molas partidas, a fibras comprimidas, assim como a falta de espuma. Por isso, é importante que assim que note estes pequenos desgastes, substitua o seu colchão antes de ficar literalmente enterrado nele.

Marcas - Se notou que a marca do seu corpo não desaparece assim que se levante isto quer dizer que o seu colchão está pronto para a reforma. Lembre-se que embora os colchões de espuma moldem o seu corpo, estes devem voltar imediatamente à sua forma natural assim, que sair da cama.

Temperatura - Uma das caracteristicas dos colchões, é o facto de estes serem muito sensíveis às temperaturas. O fato de eles conseguirem moldar-se ao seu corpo e captar o calor presente nele, faz com que eles acabem por se tornar mais sensíveis. Se já reparou que o seu está a ficar mais mole do que devia, saiba que vai começar a sentir desconforto e por isso, aproveite para o substituir o mais rápido possível.

Interior - Como é normal, o uso frequente do seu colchão pode levar a que o seu interior comece a deteriorar-se com mais rapidez, criando as chamadas covas. Geralmente, estas dão-se em colchões feitos apenas de espumas.

Saiba mais: Torne a sua casa 'Pinterest'

Validade - Sabia que os colchões tem uma validade de 5 a 10 anos?! Pois, é verdade. Se o seu já tem alguns anos e ainda não o substituiu, não espere mais e faça-o já! Só assim irá conseguir manter o conforto, enquanto descansa.

Dores - É durante o sono, que o seu corpo recupera de todos os sinais provocados durante o dia e por isso, é fundamental que assim que acorde, se sinta melhor do que quando adormeceu. Se esta não está a ser a sua solução, saiba que está na hora exata para o trocar.

Insónias - Se sofre de insónias, é importante que saiba, que dormir num colchão desgastado pode estar a provocar-lhe estas horas sem dormir. Se no entanto dorme bem, mas acorda a sentir-se cansada, deve repensar também a situação do seu colchão.

Gravidez - Esta é uma das melhores alturas para trocar aquele colchão mais velhinho. Como o seu corpo está mais propenso a dores e tensão, é importante que tenha um bom apoio sempre que for descansar.

Alergias - Se sempre que se deita, notas que as suas alergias ficam mais agressivas, isso pode acontecer por dois motivos. O primeiro pela roupa da cama e o segundo, pelo seu colchão. Com o passar do tempo os colchões vão acabando por acumular ácaros, bolor e pó e por isso, deve fazer inspeções periódicas. Assim consegue perceber se está na altura de o trocar ou não.

Mude - Se o seu colchão ainda está em bom estado, mas sente que este já não corresponde às suas expetativas, está na altura ideal para o trocar. Outro factor que pode pesar nesta decisão é o facto de dormir ou não acompanhada. Assim, se estiver a pensar em trocar o seu colchão, aproveite e invista num que corresponda às suas expetativas. Só assim, irá sentir-se confortável quando estiver a dormir!

Saiba mais: Dê tranquilidade ao seu lar

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.