Salsa + coentros + cebolinho + hortelã = Shot de ervas frescas

Esta é uma alternativa às clássicas cuvetes para conservação no tempo de azeite e ervas aromáticas. Pode utilizá-las em sopas, guisados, estufados e molhos.

A ideia é juntar na mesma cuvete várias aromáticas mergulhadas em azeite, formando um shot de sabor. As ervas aromáticas congeladas conservam a sua fragrância três a quatro meses.

Salsa + coentros + cebolinho + hortelã = Bomba de ervas frescas

Alecrim + salsa = Manteiga aromatizada

Uma manteiga para barrar no pão, usar sobre carnes acabadas de grelhar, derreter com marisco e carnes de frigideira, aplicar em molhos.

Deixe 100 g de manteiga atingir a temperatura ambiente. Junte uma colher de chá rasa de alecrim, raspa de ½ limão, uma pitada de pimenta-caiena em pó, uma colher de chá de salsa fresca bem picada, um pouco de alho em pasta e um toque de sal. Misture tudo. Usando folha de alumínio, faça um rolo com a manteiga aromatizada. Vai ao frigorífico duas horas e está pronto a servir.

Alecrim + salsa = Manteiga aromatizada

Alecrim + manjericão = Azeite aromatizado

Excelente para temperar peixe grelhados.

Comece por desidratar o alecrim e o manjericão no forno de cozinha, alguns minutos a 100 ºC. Leve as aromáticas (10 g + 10 g) a um frasco de vidro esterilizado, onde verte 150 ml de um bom azeite extra virgem à temperatura ambiente e se acrescenta uma folha de louro.

Mantenha afastado da luz duas semanas antes de consumir. Preserva-se perto de dois meses. Também o pode congelar utilizando cuvetes, sacos de plástico, etc.

Salsa + cebolinho = Tempero de Thousand Island

Um excelente molho clássico para saladas, por exemplo, com batata.

Numa taça junte 100 g de maionese, uma colher de sopa de ketchup, um salpico generoso de molho inglês, uma colher de sopa de salsa cortada, uma colher de sopa de cebolinho cortado e pimenta-preta moída a gosto. O molho está pronto a servir.

Salsa + Cebolinha = Tempero de Thousand Island

Cebolinho ou manjericão ou endro = Pasta de ervas aromáticas

Pode usar para temperar sopas, arrozes, molhos.

A uma taça leve a erva aromática que preferir, entre cebolinho, manjericão ou endro. Pique-a bem. Junte-lhe um pouco de azeite extra virgem e misture usando as mãos. Deixe que as ervas absorvam o azeite. De seguida espalhe a pasta sobre folha de alumínio de cozinha, achate usando as costas de uma colher e feche a folha como se fosse um envelope. Leve ao congelador.

Cebolinho ou manjericão ou endro = Pasta de ervas aromáticas

Manjericão + tomilho + alecrim = Sal de ervas aromáticas

Excelente para aromatizar os cozinhados.

Basta levar à liquidificadora uma chávena de sal grosso marinho e as ervas aromáticas (todas em pó): uma colher de sopa de alecrim, duas colheres de sopa de tomilho, duas colheres de sopa de manjericão, duas colheres de sopa de orégãos. Junte uma colher de chá de noz-moscada ralada na hora. Misturar até obter uma mistura fina. Conservar à temperatura ambiente num recipiente tapado.

Manjericão + tomilho + alecrim = Sal de ervas aromáticas

Alecrim + orégão = Torradinhas com azeite e ervas frescas

Excelente para pão que acompanha, por exemplo, uns caracóis.

Torre fatias de pão. Com estas ainda quentes, pincele-as com um bom azeite extra virgem e salpique com as ervas aromáticas secas.

Alecrim + orégão = Torradinhas com azeite e ervas frescas

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.