Carpaccio de ananás e romã com hortelã

Comece por tirar o centro do ananás e corte metade da fruta em fatias finas. Disponha sobre o prato, espalhe 15 bagas de romã e 10 folhas de hortelã.

Regue com duas colheres de sopa de azeite e passe o moinho do sal (use com moderação).

Esmigalhe três grãos de pimenta rosa e deixe-os cair sobre a fruta.

(Fonte: Livro “Cru - Carpaccios, Tártaros e Ceviches”)

Coxinhas de frango com quinoa de arandos e romã

Pré-aqueça o forno a 200 ºC.

Num tabuleiro coloque um fio de azeite e oito coxinhas de frango. Misture num copo o sumo de uma lima, uma colher de molho sweet chili, uma colher de sopa de molho de soja e uma malagueta desidratada. Verta sobre as coxinhas e polvilhe com uma pitada de sal. Leve a assar a 180 ºC durante 35 a 40 minutos, até a pele estar bem tostada.

Entretanto prepare uma chávena de quinoa. Coloque uma cebola e três dentes e alho num tacho e salteie-os em azeite. Quando dourarem junte a quinoa. Tempere com sal e junte o dobro da quantidade de quinoa em água. Tape e cozinhe em lume brando durante dez minutos ou até que a água se evapore. Junte três colheres de sopa de arandos e três colheres de sopa de romã e envolva tudo.

Sirva com as coxinhas.

(Fonte: Livro “Superalimentos – Refeições com Mais Vida”)

Coxinhas de frango com quinoa de arandos e romã

Rolinhos frescos com molho de laranja e amêndoa

Para fazer os rolinhos, demolhe 150 g de noodles vermicelli de feijão mungo e amido de batata ou arroz em água quente por cerca de 20 minutos, até amolecerem. Numa frigideira sobre lume forte, salteie 200 g de tamari sem trigo ou molho de soja e três colheres de açúcar de coco, ou outro adoçante natural, até levantar fervura. Ferva por cerca de um minuto, baixe o lume para médio-fraco e cozinhe por dois a três minutos, até espessar ligeiramente. Acrescente 200 g de cogumelos shiitake fatiados, aumente o lume para médio e deixe a mistura começar a borbulhar ligeiramente.

Cozinhe por 15 minutos, mexendo frequentemente, até os cogumelos estarem bonitos e caramelizados. Retire os cogumelos da frigideira e reserve o líquido de cozedura. Será apenas uma ou duas colheres de sopa. Escorra muito bem os noodles e misture-os no líquido reservado.

Para montar os rolinhos, deite água num prato raso até meio e submerja 16 wrappers de papel de arroz por 10 a 20 segundos, apenas o suficiente para os amolecer. Retire os wrappers da água e coloque-o sobre uma superfície de trabalho, disponha uma folha de alface no centro e cubra com uma garfada de noodles, dois ou três pedaços de cogumelo, dois pedaços de cebola em juliana, quatro palitos de cenoura, quatro palitos de pepino, seis folhas de coentro, quatro folhas de hortelã, duas folhas de manjericão e duas fatias de abacate. Dobre a metade de wrapper mais perto de si sobre o recheio e, depois, dobre os lados.

Com cuidado, enrole o rolinho e coloque-o num prato, com o lado da costura voltado para baixo. Repita com os restantes wrappers e recheio. Se não servir de imediato, refrigere-os, tapados, por três horas.

Para fazer o molho, coloque na liquidificadora: um quarto de chávena de água, duas colheres de sopa, mais meia colher de chá de sumo de lima espremido no momento, duas colheres de sopa, mais meia colher de chá de sumo de laranja espremido no momento, meia chávena de manteiga de amêndoa crua, meia colher de chá de gengibre picado, uma colher de chá de néctar de coco, meia colher de chá de alho finamente picado, meia colher de chá de tamari sem trigo ou molho de soja, um oitavo de colher de chá de flocos de malagueta vermelha, uma pitada de raspa fina de casca de lima. Liquidifique na velocidade máxima por cerca de um minuto, até estar bem combinado. Poderá querer adicionar mais uma ou duas colheres de sopa de água para lassar o molho. Sirva a acompanhar os rolinhos.

(Fonte: Livro "The Blender Girl - 100 receitas saudáveis para fazer na liquidificadora")

Rolinhos primavera frescos com molho de laranja e amêndoa

Toasted quinoa

Pré-lavar 200 g de quinoa. Picar 50 g de cebola bem finamente. Juntar a cebola a duas colheres de sopa de azeite e a 10 g de manteiga e alourar. Juntar a quinoa. Acrescentar duas medidas de água para uma de quinoa. Deixar ferver, tapar, e cozinhar no mínimo por dez minutos.

Fazer o molho de hortelã-pimenta: Picar 20 g de hortelã, juntar a 100 g de iogurte grego, juntamente com 20 ml de sumo de lima, o sal e pimenta (ambos q.b.). Envolver tudo com umas varas e reservar.

Entretanto, tostar a quinoa no forno por uns dois minutos a 180 ºC.

Cozer al-dente 50 g de abóbora, 50 g de cenoura baby, 50 g de milho baby, 50 g de curgete, 50 g de espargos.

Grelhar um peito de frango com perto de 100 g.

Grelhar 100 g de queijo halloumi.

Empratar a quinoa, acrescentar os legumes cozidos, o peito de frango e o queijo halloumi.

Acrescentar 75 g de abacate e finalizar com pinhões torrados e o óleo 15 ml de óleo de abacate.

Acompanhar com o molho de hortelã-pimenta à parte.

(Fonte: Chef Executivo do Pine Cliffs Resort: Stuart Sage e  Sous Chef do restaurante Zest: Gustavo Adrião Silva)

Toasted quinoa

Almondegas de grãos mistos

Coloque uma cebola roxa grande picada, seis dentes de alho esmagados, dois talos de aipo selvagem picado e 750 ml de caldo de legumes numa caçarola e deixe levantar fervura. Baixe o lume e tape. Deixe cozinhar durante 15 minutos para amaciar 50 g de arroz selvagem. Junte 1590 g de bagos de trigo enxaguados, 50 g de flocos de aveia médios ou grossos e 50 g de quinoa enxaguada. Cozinhe mais 20 minutos, tapado, até o preparado ficar grosso e polposo e os grãos tenros,

Mexa durante a cozedura para evitar que pegue e acrescente água, se necessário. Destape a caçarola e mexa. Deve quase manter a sua forma quando mexido. Se necessário, cozinhe mais um pouco. Misture 50 g de queijo parmesão e tempere a gosto. Transfira para uma tigela e deixe arrefecer.

Corte 25 g de folhas de manjericão em pedaços, deite na caçarola e misture com a raspa fina de um limão. Tire colheradas do preparado e molde bolinhas do tamanho de almôndegas.

Aqueça três colheres de sopa de azeite numa frigideira, de preferência antiaderente. Salteie as almondegas, virando- as com frequência, ate ficarem estaladiças e com um tom dourado pálido. Volte a colocá-las no prato.

Aqueça cinco colheres de sopa de azeite na frigideira e salteie uma cebola roxa picada durante cinco minutos. Junte 400 g de tomate em pedaços, três colheres de sopa de pasta de tomate, uma colher de chá de açúcar extrafino e sal e pimenta. Cozinhe durante 15 minutos. Volte a colocar as almondegas na caçarola e aqueça-as durante dois a três minutos. Sirva decorado com folhas de manjericão.

(Fonte: Livro "Grão a Grão")

Almôndegas de grãos mistos com molho de tomate

 

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