Seja pelo gosto e personalidade dos noivos, por questões financeiras ou apenas porque os dois pretendem partilhar esta data somente com as pessoas que realmente são importantes nas suas vidas - entre outras eventuais razões -, o número de casais a optarem por um casamento intimista tem vindo a aumentar.

Tal não significa que abdique do seu sonho de casamento, pois afinal trata-se de um dos momentos mais incríveis da sua história de amor. Porque acredite: um casamento mais pequeno tem as suas vantagens! Quer saber quais são?

1. Gasta menos dinheiro

Casamento intimista: 8 razões para apostar neste tipo de cerimónia
créditos: Rui Teixeira Wedding Photography

Claramente esta é a vantagem mais óbvia. Tal não quer dizer que um casamento simples e mais barato seja menos feliz do que um enlace com 400 pessoas num castelo privado em Itália. Mas é óbvio: se convidar menos pessoas terá menos gastos, nomeadamente a nível da contratação de fornecedores como o catering ou o próprio espaço, que poderá ser mais pequeno, bem como todos os outros detalhes que farão do seu casamento um dia muito especial.

2. O planeamento é mais simples

Claro que será sempre muito mais fácil organizar um casamento pequeno. Para além do facto de convidar menos pessoas implicar menos trabalho, conseguir um espaço perfeito também será mais fácil, pois por vezes nem sempre o local capaz de acolher um grande número de convidados corresponde ao seu sonho de casamento. Aliás, toda a organização do casamento será mais leve e simples, o que ajuda a evitar o stress tão característico desta fase da vida dos casais.

3. Pode integrar alguns luxos

Casamento intimista: 8 razões para apostar neste tipo de cerimónia
créditos: André Lima Photography

Pode parecer algo contraditório: a ideia é poupar e vamos apostar em luxo? Mas a verdade é que se convidarem menos pessoas, se o espaço for mais pequeno vão adquirir uma menor quantidade de uma série de itens necessários para o grande dia (bebidas, lembranças, comida, centros de mesa, etc.) eventualmente terão maior disponibilidade financeira para detalhes mais luxuosos e, assim, concretizar sonhos que nunca se poderiam tornar uma realidade com um grande número de convidados. Esta, aliás, pode ser efetivamente uma das razões pelas quais muitos casais optam por um casamento intimista.

4. Pode surpreender mais os seus convidados

Como, à partida, vai ter de gastar menos dinheiro, quem sabe não consegue encaixar no seu orçamento detalhes surpreendentes para os seus convidados: apostar em comida exótica, presenteá-los com lembranças e detalhes no próprio casamento muito personalizados. A verdade é que vai ter mais tempo e recursos para investir num casamento verdadeiramente inesquecível para quem escolheu partilhar consigo este dia tão marcante da sua vida.

5. Proporciona uma maior intimidade

Casamento intimista: 8 razões para apostar neste tipo de cerimónia
créditos: Across The Mountains

Num casamento intimista - e sendo a lista de convidados naturalmente mais reduzida - os noivos vão conseguir uma maior intimidade e mais tempo para conviver com cada uma das pessoas que quiseram ter ao seu lado para oficializar o seu amor. Só terão consigo aquelas pessoas que amam e não ter preocupações com formalidades que irão necessariamente sentir com pessoas que mal conhecem. Um casamento intimista é mais aconchegante e caloroso.

6. Tenderá sempre a ser mais descontraído

Num casamento intimista há sempre menos pressão e menos stress. Porque estará rodeada de pessoas com quem tem grande familiaridade, que mais dificilmente irão reclamar, criticar ou julgar, que vos conhecem bem e sabem que vocês só se querem divertir e aproveitar ao máximo o culminar do início de uma história de amor e uma nova etapa de uma vida a dois.

7. Vai conseguir fotos mais naturais

Casamento intimista: 8 razões para apostar neste tipo de cerimónia
créditos: FarAway Studio

Tudo está interligado. Isto é, se estamos a falar de um casamento intimista, mais pessoal e descontraído, o mais provável é que as fotografias acabem por ser mais naturais e verdadeiras, eventualmente até mais engraçadas e melhores testemunhas dos bons momentos que irá passar com os seus entes queridos no seu grande dia. Já para não falar do alívio que será não ter de tirar fotografias ao lado de mais de uma centena de casais.

8. A história do seu dia será mais genuína

Num casamento intimista não haverá tendência para se gerarem grupinhos, pois no final de contas irá poder contar com um coeso conjunto de pessoas, que partilham memórias e vivências consigo e, muito provavelmente, também com a sua cara-metade. E por isso, a história do seu dia será também só uma, lembrada com muito carinho e emoção pelas pessoas que vos têm nos seus corações.

9. Poderá fazer uma melhor lua-de-mel

Casamento intimista: 8 razões para apostar neste tipo de cerimónia
créditos: Arte Magna Fotografia

Se optar por um casamento intimista e mais pequeno, quem sabe não poderá fazer aquela viagem com que sempre sonhou? Seja um destino paradisíaco, com muito sol, areia e mar, ou uma viagem aos fiordes da Noruega, o que importa aqui é realizar o seu sonho. Uma celebração mais simples irá dar-lhe a oportunidade de passar momentos muito especiais e memoráveis com o seu marido, em locais inesquecíveis que, eventualmente, nunca pensou poder vir a conhecer.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.