Surgem por diferentes razões, mas causam-nos o mesmo. Quer seja uma ruga, uma borbulha, uma olheira ou uma mancha, olhamo-nos no espelho e não queremos sair de casa assim. Nestes casos, é possível recorrer à maquilhagem para uma solução a curto prazo, mas basta errar no tom para tornar ainda mais visível o que queremos esconder. Caso a caso, conheça melhor todas as armas ao seu dispor. As dicas de Fernando Vieira, especialista em maquilhagem corretiva.

Objetivo 1: Apagar as rugas

Escolha uma base líquida num tom semelhante ao da ruga (mais escura que a pele) e aplique-a com um pincel no sentido da ruga. Se for muito profunda, use um iluminador para dar luminosidade ao interior da ruga, disfarçando-a. A base deve ser aplicada com uma esponja com ligeiros toques, para não retirar o efeito do produto anterior. Termine com um pouco de pó solto. Evite usar bases com muito brilho pois tornam a ruga, oticamente, mais profunda.

Objetivo 2: Disfarçar as olheiras

Aplique um concealer à volta do contorno ocular. De acordo com a cor da olheira, o tom desse produto deve ser amarelo (no caso da olheira vermelha) ou alaranjado (no caso da olheira acinzentada). Finalize com um pouco de pó solto para fixar. Evite aplicar demasiado produto revela linhas de expressão que muitas vezes nem se costumam notar. Evite usar sombras de olhos azuis se tem olheiras acinzentadas ou sombras rosa fortes se tem olheiras avermelhadas.

Objetivo 3: Esconder a acne

Aplique um concealer verde (no caso da borbulha ser vermelha), alaranjado (no caso da sua borbulha ser amarela) ou num tom creme próximo do da pele (no caso da borbulha ser branca). Aplique uma base específica, oil free, de acabamento mate, com uma esponja em suaves toques, sem arrastar, sobretudo no sítio que quer camuflar. Fixe com um pó do tom da base. Evite usar demasiado o corretor ou pó compacto, pois, em vez de disfarçar a acne, intensifica o problema.

Objetivo 4: Tapar as manchas

Se a mancha é escura, aplique um corretor nessa zona, um a dois tons mais claro do que a mancha, com suaves toques. Com um pincel espalhe uma base (entre o tom da mancha e o da pele) e, só depois, um pó no mesmo tom da base. Se a mancha for junto à maçã do rosto pode prolongá-la com um toque de blush, próximo do tom da mancha, para um look mais natural. Evite usar um corretor muito claro na mancha pois, passado algum tempo, fica mais visível.

Objetivo 5: Atenuar a vermelhidão

É outro dos problemas que afeta a autoestima das mulheres. Para o ultrapassar, aplique um corretor esverdeado na zona da vermelhidão, uma base num tom acima do da pele, com uma esponja, em suaves pancadinhas e finalize, depois, com o pó, fazendo deslizar o pincel de cima para baixo. Evite escolher mal o tom do blush, um erro crasso que é muito comum. Este deve ser em tons de pêssego suave se a pele é clara e em tons rosa ou bronzeado se a pele é morena.

Texto: Vanda Oliveira com Fernando Vieira (especialista em maquilhagem corretiva)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.