Ajudar

Almôndegas de frango e amêndoa

Os meus pais são das pessoas mais generosas e solidárias que conheço. Não lhes chego aos calcanhares, em todo o caso, e a uma escala mais modesta, tento fazer pequenos contributos para um mundo melhor. Faço parte da direção, em regime de voluntariado, de uma associação de apoio à deficiência mental, tento ajudar financeiramente outras instituições e, de vez em quando, divulgo causas com as quais me identifico no blogue, como foi o caso desta receita de almôndegas, para assinalar a guerra na Síria e partilhar uma maneira de apoiar as crianças vítimas deste conflito.

Para descobrir a receita, basta clicar na imagem abaixo.

Almôndegas de frango e amêndoa

Descobrir

Guacamole

Gosto muito de viajar, ainda que não o faça tantas vezes como gostaria. Mas cozinhar pratos de outros países e descobrir ingredientes novos acaba por ser uma forma de evasão, que tento praticar de forma regular. Escolhi o guacamole porque, para além de ter o sonho de um dia fazer uma grande viagem pela América Central e do Sul (o guacamole é típico do México), é uma das minhas entradas favoritas.

Para descobrir a receita, basta clicar na imagem abaixo.

Guacamole

Equilibrar

Trufas de figo, amêndoa e chocolate negro

Sou fã da cozinha tradicional portuguesa e das suas idiossincrasias regionais. Mas apesar deste ser um património cultural a preservar, sei que os tempos atuais pedem soluções de alimentação mais ligeiras. As sobremesas tradicionais, por exemplo, são por norma demasiado calóricas. É por isso que tento conciliar algumas extravagâncias mais açucaradas, com receitas mais simples e saudáveis, como as trufas desta receita. Um equilíbrio que tento cumprir também ao nível dos pratos principais. Aliás, se tivesse de me descrever relativamente ao regime alimentar, responderia que estou perto de ser “flexitarian”, ou seja, uma espécie de “semivegetariana”, que privilegia os legumes, as frutas e os cereais, mas não exclui totalmente a carne ou os produtos de origem animal.

Trufas de figo, amêndoa e chocolate

Fotografar

Gelado de cenoura

Um interesse que se transformou em paixão. Confesso que a qualidade técnica e estética das minhas fotografias ainda não me satisfaz totalmente, mas sinto que evoluí bastante desde que a aventura do blogue começou. Fotografar comida é tão gratificante como trabalhoso, desde logo porque implica cozinhar. Depois há que escolher os elementos a incluir na composição, dispo-los, dar-lhes um novo arranjo, o que pode demorar horas. Mas depois, quando consigo gostar muito de uma imagem, a sensação é maravilhosa. Este gelado de cenoura talvez não represente as minhas fotos preferidas, mas foi feito e fotografado para o meu livro “Estava Tudo Ótimo!”, um desafio que me obrigou a fotografar de forma intensa e me fez crescer nesta área.

Para descobrir a receita, basta clicar na imagem abaixo.

Gelado de cenoura

Mimar

Minitartes de limão, mascarpone e framboesa

Fazer bolos, preparar sobremesas e cozinhar pratos reconfortantes para receber a família e os amigos em minha casa são coisas que me dão muito prazer. Mas também gosto de ser indulgente comigo. Quem me segue sabe do meu crush por sobremesas de limão. Assim, nesta lista não podia faltar uma receita bem fresca e ácida com esse citrino mágico como protagonista. Confesso que foi difícil escolher. Quem acabou por merecer o destaque foram estas divinais tartes de mascarpone, framboesa e lemon curd, este último um verdadeiro vício!

Para descobrir a receita, basta clicar na imagem abaixo.

Minitartes de limão e framboesas

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.