Sandra Ramos, enfermeira de formação e de profissão e com experiência de campo em diferentes hospitais nacionais, mudou o rumo da sua vida profissional em 2006. Manteve a vontade de ajudar os outros, mas enveredou por novos caminhos. Realizou formações em homeopatia, medicina ayurvédica e em reflexologia, áreas onde tem vindo a aprofundar competências.

Entretanto, Sandra Ramos entregou aos escaparates o livro onde procura ajudar física e emocionalmente os leitores. “Os Segredos da Aromaterapia” (edição Manuscrito), sugere-nos dezenas de receitas domésticas, para o cuidado e beleza do cabelo, corpo, rosto, assim como para o bem-estar geral. Fadiga, herpes, insónia, tosse, estão entre as muitas questões às quais a autora dedica atenção no seu manual.

Com o SAPO Lifestyle, Sandra partilha fórmulas caseiras para cabelos secos, limpeza do rosto, hidratação de mãos e pés e cuidados com a barba.

Para que tudo se faça sem canseiras, a aromaterapeuta traz-nos, ainda, a receita para amenizar a fadiga: num difusor, coloque oito gotas de rosmaninho e quatro de eucalipto ou, se preferir, num lenço pingue duas gotas de cada um destes óleos e cheire-o regularmente.

Amaciador para cabelo seco

Vai precisar de:

Frasco de vidro

3 colheres de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de azeite virgem

8 gotas de óleo essencial de lavanda, hortelã-pimenta, rosmaninho ou gerânio

Como fazer?

Com a batedeira elétrica, bata o óleo de coco, o azeite essencial que escolher até obter um creme fofo. Aplique no cabelo seco, deixe atuar por 15 minutos e lave então a cabeça com um champô natural para cabelos secos.

Champô para os cabelos secos

Vai precisar de:

Frasco de vidro com doseador

60 ml de leite de coco

80 ml de sabonete líquido sem cheiro

1/2 colher de chá de vitamina E

15 gotas de óleo essencial a gosto (lavanda para acalmar, laranja, limão ou lima para revigorar, hortelã-pimenta para refrescar…)

Como fazer?

Misture todos os ingredientes e armazene em frascos com doseador. Utilizar sempre que lavar o cabelo.

Rosto, cabelo e barba, mimados com receitas naturais para preparar em casa
A utilização de óleos essenciais tem um papel de relevo na cosmética doméstica.

Sabonete para lavar o rosto

Vai precisar de:

Frasco doseador

125 ml de leite de coco

175 ml de sabonete líquido natural sem cheiro

1 colher de sopa de glicerina vegetal

2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces

5 gotas de óleo essencial de melaleuca

10 gotas de óleo essencial à escolha (lavanda para acalmar, laranja, limão ou lima para revigorar, hortelã-pimenta para refrescar…)

Como fazer?

Misture todos os ingredientes num frasco de vidro com doseador, agite suavemente antes de cada utilização. Use este sabonete líquido para lavar o rosto diariamente com movimentos circulares, limpe com água.

Creme para as mãos e os pés

Vai precisar de:

Frasco de vidro

2 colheres de sopa de manteiga de karité

60 g de óleo de coco

60 g de cera de abelha

½ colher de chá de vitamina E

10 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Como fazer?

Numa taça, em banho-maria, derreta a manteiga de karité, o óleo de coco e a cera de abelha, vá mexendo até estar tudo completamente derretido. Retire do lume e deixe arrefecer por cinco minutos. adicione a vitamina E os óleos essenciais que escolheu. Bata o preparado com uma batedeira elétrica até obter um preparado fofo. Armazene num frasco de vidro, tape apenas quando estiver totalmente frio.

Aplique nas mãos, nos pés e nos cotovelos diariamente as vezes que sentir necessário.

Creme de barbear

Vai precisar de:

Frasco de vidro

160 g de manteiga de karité

160 g de óleo de coco

60 ml de azeite virgem ou óleo de grainha de uva

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

2 cápsulas de vitamina E

8 gotas de óleo essencial de frankincense (é um dos mais antigos ingredientes dos incensos utilizados na igrejas).

10 gotas de óleo essencial de lavanda

Como fazer?

Numa taça, em banho-maria, derreta a manteiga de karité e oo óleo de coco. Quando estes ingredientes estiverem totalmente derretidos, retire do lume e adicione o azeite ou o óleo de grainha de uva e os óleos essenciais e misture bem.

Deixe arrefecer e, quando começar a solidificar, adicione a vitamina E e o bicarbonato de sódio. Bata a preparado do com a batedeira elétrica até obter um creme homogéneo e fofo.

Armazene num frasco de vidro, preferencialmente escuro. Quando fizer a barba, aplique generosamente e limpe os restos com água.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.