Quer criar um blogue mas não percebe nada do assunto? Eis tudo o que precisa de saber

Nos dias que correm criar um blogue é fácil, mas manter um blogue sucesso dá algum trabalho. Se pretende aventurar-se no mundo da blogosfera siga as dicas de Frederico Carvalho, fundador e organizador do Click Summit, que se realizou em Lisboa nos dias 12 e 13 de maio.

1. Tempo, motivação e dedicação

“Por que razão quero criar um blogue?” Esta deve ser a primeira pergunta que qualquer pessoa deve colocar a si mesma antes de criar um blogue uma vez que este vai precisar de ser alimentado numa quase base diária. “Com a proliferação de conteúdo online é importante pensar na sua disponibilidade para escrever conteúdo consistente”, começa por explicar Frederico Carvalho a propósito do tema. “É importante que o blogger mantenha um compromisso de manter a plataforma ativa pelo menos um ano porque se não se ama absolutamente o nicho para quem pretende comunicar vai-se perder o interesse em trabalhar o conteúdo.”

Numa fase inicial é necessário que o blogger “vá desenvolvendo metas concretas que têm um prazo e um resultado específico”. Por exemplo, atingir os dois mil assinantes nos primeiros 12 meses.

2. Nome: o primeiro passo para o sucesso

Para além do tempo que se vai investir na criação de conteúdo, o sucesso do blogue vai depender de outro fator: o nome. Tendo em conta que em Portugal 70% da população tem acesso à Internet e seis milhões de pessoas estão no Facebook é importante que nada seja feito por impulso e que o blogger proceda à criação do domínio só quando tiver a certeza que encontrou o nome ideal.

“O nome do blogue pode ajudar a maximizar a memória espontânea dos leitores e, no futuro, capitalizar o tráfego directo”, refere Frederico Carvalho, que faz questão de deixar o seguinte alerta. “Não se esqueça de verificar se o nome que está a idealizar já existe.”

3. O segredo do tráfego: conhecer o público-alvo e apostar em conteúdo original

Após  a criação do blogue é importante que se compreenda quem é o público-alvo, ou seja, as pessoas com quem se deseja comunicar. “Quem são os meus leitores atuais? O que é que eles podem ganhar com a escolha de ler o meu blogue (em vez de um concorrente)? Que recursos ofereço? Será que há algo que posso fazer melhor do que ninguém?”. Estas são algumas das perguntas que todos os digital influencers devem fazer a si mesmos após criarem a sua plataforma online.

Tal como explica Frederido Carvalho, o próximo passo passa por apostar na criação de conteúdo que o público-alvo tenha interesse em ler: sejam eles artigos em texto ou vídeo. Numa fase inicial é normal que muitos bloggers tenham dúvidas quanto aos conteúdos que estão a criar e se estes são os melhores para comunicarem com o seu target. Uma forma de contornar esta situação passa por utilizar ferramentas como o Google Analytics onde é possível monitorizar os conteúdos mais clickados e assim compreender as preferências do público-alvo. Outra dica passa por ver o que a concorrência anda a fazer.

“Pesquise outros blogues do seu nicho, veja o que fazem e como isso seria capaz de melhorar as suas falhas. Pesquise regularmente para se manter atualizado sobre o seu mercado e as metas a atingir. Certifique-se também em manter o básico: ter um domínio próprio, um layout responsivo que se adapte bem em desktop, tablet e smartphone, criar listas de email adequadas e otimizar o blogue nos motores de busca maximizando o seu tráfego global”, refere.

Na próxima página: as redes sociais, o blog como negócio e novas tendências da blogosfera

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