As trocas de chocolate mais inteligentes

    A combinação de gordura e açúcar com o sabor irresistível do cacau é o que torna este alimento tão delicioso quanto calórico. Para não ter de se negar a este prazer, escolha as melhores opções. Nós damos uma ajuda!

  • É por isto que engorda no trabalho

    Deixe os snacks cheios de açúcar de lado e troque-os por caminhadas, lufadas de ar fresco e também comidas saudáveis e leves.

  • Ir ao supermercado pode estar a engordá-lo

    É durante as compras que toma a primeira decisão do que irá comer nos próximos dias, nomeadamente em termos da quantidade e da qualidade dos alimentos. Certifique-se de que escolhe bem!

  • Erva-de-trigo tem propriedades anticancerígenas

    Este alimento ativa a capacidade citotóxica de células do sistema imunitário e combate o cancro em animais. Especialistas acreditam que tem o mesmo efeito nos humanos.

  • Perdeu peso e não notou?

    Nem sempre é fácil perceber se perdemos gordura ou líquidos e por isso, para lhe facilitar esta dúvida, dê uma vista de olhos nos seguintes sinais.

    Beber água às refeições engorda? 10 mentiras sobre alimentação

    Dizem-se muitas mentiras sobre comida, nutrição, perda de peso e exercício físico. Fomos tirar as teimas com a nutricionista Vanessa Mártires, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Dieta do chocolate

    É, paradoxalmente, o sonho de muitos dos que querem emagrecer mas não resistem a este alimento. Descubra o plano alimentar que o vai pôr a comer chocolate e a perder peso ao mesmo tempo.

    12 alimentos que as pessoas com diabetes devem ingerir

    Em Portugal, a doença afeta mais de um milhão. Para a prevenir ou para a travar, muitos especialistas defendem um cuidado redobrado com a alimentação. Estes são alguns dos ingredientes que deve consumir.

  • Frutos deliciosamente silvestres que fazem (muito) bem à saúde

    Repletos de vitaminas e minerais essenciais, estão repletos de antioxidantes benéficos. Diretamente do bosque, veja a seleção que escolhemos para si. De fazer crescer água na boca...

    8 superalimentos que deve ingerir pelo menos duas vezes por dia

    Existem ingredientes que são considerados especiais por serem muito ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, além de aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis. Destacamos oito!

  • Os iogurtes Skyr serão os mais saudáveis? Tire todas as teimas

    Se vieram para ficar, não sabemos, mas os iogurtes Skyr estão na moda e diferenciam-se dos demais produtos lácteos pelo seu elevado teor proteico e baixo valor calórico. A associação de defesa do consumidor DECO analisou-os e desvenda cinco dúvidas comuns sobre este famoso alimento islandês.

  • Fomos feitos para engordar

    A obesidade é uma das maiores epidemias dos dias que correm. Os números da Organização Mundial de Saúde, que se multiplica em apelos, são assustadores. Saiba o que está a influenciar o nosso peso.

  • Restaurantes americanos obrigados a apresentar calorias nos cardápios

    A quantidade de calorias dos pratos servidos nos restaurantes dos Estados Unidos deverá passar a aparecer nos cardápios, anunciou a Administração de Drogas e Alimentos (FDA), confirmando a aplicação de uma lei aprovada há três anos.

  • Os alimentos biológicos são mesmo os mais saudáveis?

    Sim, revela uma análise a vários estudos do Centro de Serviços de Investigação do Parlamento Europeu. Ao optar por estes produtos, estará a ingerir menos substâncias prejudiciais à sua saúde, como pesticidas e antibióticos.

    Frutas e legumes a consumir em novembro

    Se consumir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

    Alimentos com mais vitamina C? Esqueça lá as laranjas…

    Nos meses de maior frio, há quem procure reforçar as defesas do organismo com este fruto. Mas existem outras opções com maiores quantidades desta substância!

    8 erros que estão a aniquilar a sua dieta

    Toda a gente comete erros, certo? Mas se está a fazê-los durante um período de tantos sacrifícios, como a dieta, corre o risco de singrar numa luta inglória. Conheça 8 erros comuns.

  • Noruega produz metade do salmão consumido no planeta, mas quer aumentar produção em cinco vezes

    A Noruega, que já produz a metade de todo salmão consumido no planeta, vai multiplicar por cinco a sua produção deste peixe, cujo consumo não para de aumentar.

  • Ser vegan não é um bicho-de-sete-cabeças, mas é preciso acautelar carências nutricionais

    Nem queijo, nem leite, mel, carne ou peixe. Os cerca de 60.000 veganos em Portugal praticam uma filosofia de vida que exclui tudo o que é de origem animal e são cada vez mais os que nem sequer usam lã, couro ou seda.

    10 coisas que tem de saber antes de ser vegan

    O veganismo é um longo caminho. Antes de o abraçar, tome nota de 10 coisas que precisa de saber.

  • Alimentação de base vegetal pode ajudar atletas a melhorar performance

    Não come nada de origem animal, mas não impõe regime igual aos atletas do Estoril Praia que acompanha. O nutricionista Darchite Kantelal defende mesmo que a alimentação de base vegetal pode estar associada a alguns benefícios, sobretudo às reservas de energia.

    10 coisas que nunca deve pôr na sua sopa

    São vários os ingredientes que, quando lhe são adicionados, lhe conferem uma textura cremosa e um sabor mais intenso. No entanto, estes podem arruinar os seus benefícios nutricionais. Saiba já quais são!

  • Plano alimentar para acelerar o metabolismo

    Teresa Branco, fisiologista na gestão do peso, criou um plano de sete dias que o vai ajudar a queimar mais calorias enquanto come. Veja o que deve ingerir em cada um dos dias!

  • A nova tendência do fitness é... Café com ovo cru

    A moda está a ganhar adeptos nos Estados Unidos, segundo a revista "Runners World".

  • Está a perder gordura ou músculo? Nutricionista explica segredo da dieta perfeita

    Quem quer perder peso, quer fazê-lo rapidamente e por isso procura dietas com resultados imediatos, que muitas provocam perdas de músculo e água em vez de gordura, alerta a nutricionista Graciela Moreira.

  • Aumento persistente do peso na criança melhora qualidade dos ossos

    Um estudo desenvolvido no Instituto de Saúde Pública do Porto (ISPUP) concluiu que o aumento persistente de peso desde o nascimento até aos 7 anos de idade está associado com uma melhor qualidade do osso das crianças.

    10 alimentos que provocam borbulhas na cara

    A relação entre dieta e acne é um tema polémico. A evidência científica conclui que os alimentos com um alto teor glicémico, as gorduras e o leite podem contribuir para o agravamento desta patologia. Conheça 10 alimentos proibidos se quiser ter uma pele livre de borbulhas.

  • Dieta para mulheres em processo de menopausa

    Um plano alimentar adaptado às necessidades nutricionais desta fase da vida da mulher, muitas vezes associada a um aumento de peso e ao surgimento de doenças como a osteoporose.

  • Prepare uma marmita fit

    A falta de tempo, de vontade e até de inspiração fazem com que as refeições nem sempre sejam as mais apropriadas.

  • Sabe do que são feitos estes produtos?

    Muitos produtos são comprados baseados no gosto, na qualidade, no tipo de promoções ou outros, mas nem sempre se sabe ao certo quais os componentes dos mesmos.

    7 argumentos que o vão convencer a incluir o pão na sua dieta

    Celebra-se hoje o Dia do Pão, comemoração instituída em 2000, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para destacar a importância deste cereal, transversal a todas as refeições do dia e ligado aos hábitos alimentares de todo o mundo.

  • Alimente convenientemente os seus pulmões

    São fundamentais no processo respiratório. Saiba quais são os cuidados ao nível do estilo de vida e alimentação que deve ter para proteger e preservar este órgão vital.

  • Há quem prefira a marmelada mas o marmelo é que faz bem à saúde

    Símbolo da fertilidade desde os tempos da antiga Grécia, este fruto, muito rico em vitaminas A, C e E, tem também propriedades que combatem a anemia, o mau colesterol, a diarreia e o cansaço.

    15 alimentos detox recomendados pelos nutricionistas

    Pedimos ajuda à nutricionista Magda Roma para saber quais são os alimentos que, de facto, ajudam a purificar o organismo.

  • Capsaicina da malagueta favorece a perda de peso

    Aquilo que lhe dá o efeito picante leva também o organismo a queimar mais calorias e a eliminar gordura, confirmam vários estudos internacionais. Saiba qual é a melhor forma de a consumir.

    Frutas e legumes a consumir em outubro

    Se consumir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

    25 alimentos baratos que fazem (muito) bem à saúde

    Não precisa de gastar fortunas para se alimentar convenientemente. Saiba quais são os ingredientes saudáveis que deve incluir na sua lista de compras na sua próxima ida ao supermercado.

  • Nutricionista recomenda: Deveríamos ser vegetarianos uma vez por semana, mas ter cuidado com a soja

    Com cada vez mais adeptos, a alimentação vegetariana ainda continua a suscitar algumas dúvidas. Falámos com a nutricionista Margarida Inácio, das Clínicas Viver, a propósito do Dia Mundial do Vegetarianismo, para perceber os cuidados a ter nas dietas restritivas.

  • Uvas são verdadeiras aliadas da juventude

    Para além de nutritivas, a sua riqueza antioxidante ajuda a prevenir o cancro, o envelhecimento e os problemas circulatórios. Saiba, no entanto, os cuidados a ter com a sua ingestão.

  • O açúcar mascavado é preferível ao açúcar branco?

    Muitas pessoas têm vindo a substituir o açúcar branco por outros tipos de açúcar, menos refinados, como o açúcar mascavado. Mas será esta alteração significativa na saúde? As explicações da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Dióspiros fazem bem aos olhos e aos ossos

    O outono é, por excelência, a estação desta fruta de sabor característico, que também melhora o aspeto da pele, combate a diarreia e a colite e ainda favorece o controlo da glicemia.

  • Batidos de frutas e vegetais: serão mesmo aliados no combate do cancro?

    Muitos são os doentes que referem consumir sumos e batidos de frutos e vegetais diariamente, considerando-os verdadeiros aliados no combate ao cancro. Mas será mesmo assim? As explicações da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • 5 razões para ingerir (mais) abóbora

    São muitos os estudos internacionais que enaltecem os benefícios deste vegetal para a saúde. A sua polpa está repleta de produtos anticancerígenos.

  • Dieta do ananás

    Perca quatro quilos num mês com as propriedades depurativas desta fruta refrescante com um plano semanal aprovado e validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto.

    10 alimentos que fortalecem a memória

    O cérebro é maioritariamente composto por gordura e água, com 100 biliões de células cerebrais (neurónios) responsáveis pelo pensamento, aprendizagem, emoções e estados de humor. Conheça as recomendações da nutricionista Carla Rodrigues Ferreira.

    20 alimentos termogénicos (e alguns temperos) que ajudam a queimar calorias mais rápido

    A termogénese é o procedimento através do qual a temperatura corporal aumenta, devido ao rápido funcionamento do metabolismo, aumentando o dispêndio calórico do organismo. Tome nota dos alimentos que ajudam nesse processo segundo os nutricionistas da Virgin Active.

  • Frango ou peru? São os dois igualmente saudáveis?

    Têm o mesmo valor energético e pouca gordura, sendo opções saudáveis e nutricionalmente semelhantes. No entanto, uma é (ainda) melhor do que a outra. Saiba qual!

  • Coma saudável, compre de forma inteligente

    Ter uma alimentação saudável começa no carrinho do supermercado.

  • Lancheiras saudáveis no regresso às aulas

    Existem três aspetos importantes que deve ter em conta quando prepara o lanche dos mais pequenos: a hora do lanche, os alimentos que vai escolher e a aparência.

  • Comer para vencer o cancro

    Sabia que um em cada três casos oncológicos poderia ser evitado com pequenas alterações na dieta? A primeira e mais eficaz medida de prevenção contra o cancro passa pelos cuidados com a alimentação.

    Frutas e legumes a consumir em setembro

    Se consumir cada alimento na época própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Estes são os vegetais e as frutas que deve preferencialmente adquirir este mês.

  • Espinafres nunca são demais

    Saborosos, versáteis e fonte de ferro, de cálcio e magnésio, ajudam a fazer a digestão, pois protegem o estômago. Um produto hortícola de inverno que se deve ingerir o ano todo.

  • Devo beber água do mar ou isso é de loucos?

    René Quinton, investigador francês, dedicou parte da sua investigação a analisar a composição da água do mar e comprovou a sua semelhança com o plasma sanguíneo. Será que esta variedade até não faz bem à saúde? As explicações e recomendações da farmacêutica Alexandra Vasconcelos.

    10 nutrientes indispensáveis a privilegiar na alimentação quotidiana

    Dê ao seu organismo as vitaminas e minerais de que ele precisa. Aqui está um guia rápido com os alimentos que lhe fornecem substâncias que podem fazer muito pela sua saúde.

  • Dieta homeopática

    Perca, pelo menos, um quilo em apenas sete dias, seguindo um regime alimentar hipocalórico elaborado com base nos princípios da homeopatia. Veja o que deve ingerir!

    As melhores escolhas de queijos

    São uma das mais importantes fontes de cálcio na nossa alimentação mas, por serem ricos em gordura saturada e colesterol, exigem cuidados. Veja as substituições e as trocas que pode fazer para ingerir menos calorias!

  • 5 frutos de verão (muito) ricos em vitaminas e minerais essenciais

    Refrescantes e doces, há quem tenha muita dificuldade em resistir-lhes. Descubra variedades da época estival que deve incluir na sua alimentação neste e nos restantes períodos do ano.

  • Camarão + vitamina C = veneno fatal?

    Consumir este marisco juntamente com alimentos ricos nesta substância pode ser prejudicial? O mito e a verdade esclarecidos por Pedro Lôbo do Vale, médico de clínica geral.

    Estes 10 alimentos são potencialmente perigosos no verão

    Com o calor os alimentos deterioram-se mais facilmente, sendo maior o risco de intoxicação alimentar. Conheça 10 alimentos que deve mesmo evitar, segundo as recomendações da nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa.

  • Vacina para emagrecer foi anunciada há cinco anos

    Uma empresa norte-americana apresentou resultados promissores de um ensaio laboratorial em 2012. Entretanto, já surgiram outras, mas os testes prosseguem.