• Faça as pazes com os gelados

    Afinal não tem que prescindir da frescura, da doçura e da cremosidade deste alimento para seguir uma dieta saudável e pouco calórica. Saiba como fazer as melhores opções (Revista Prevenir)

  • Recupere a pele depois das férias

    O fim do verão traz-nos de volta à realidade, depois de um ritmo mais descontraído. Chegou o momento de retomar os cuidados de beleza habituais e reparar os estragos (Revista Saber Viver)

  • As tentações que (quase) impedem de fazer dieta

    Sente que as suas escolhas alimentares estão a interferir com a sua vida social? Não é o único! Saiba como contornar as dificuldades e emagrecer com sucesso (Revista Saber Viver)

  • Hong Kong regista primeiro caso de vírus Zika

    As autoridades de saúde de Hong Kong confirmaram esta quinta-feira (25/08) o primeiro caso de infeção pelo vírus Zika, numa mulher de 38 anos que viajou recentemente para as Caraíbas. (Nuno Noronha)

  • EUA doou a Angola 1,4 milhões de testes rápidos de diagnóstico da malária

    O Governo dos Estados Unidos doou a Angola 1,4 milhões de testes rápidos para o diagnóstico da malária, a principal causa de morte no país. (SAPO Lifestyle)

  • Malária causa 245 vítimas mortais em seis meses

    Duzentas e 245 pessoas morreram vítimas de malária durante o primeiro semestre do corrente ano na província da Huíla, de um universo de 35 mil e 788 casos que deram entrada nas diversas unidades sanitárias locais, informou hoje, quinta-feira, o director provincial da saúde, Altino Matias. (SAPO Lifestyle)

  • Estados Unidos doa 1,4 milhões a Angola para testes rápidos da malária

    O Governo dos Estados Unidos doou a Angola 1,4 milhões de testes rápidos para o diagnóstico da malária, a principal causa de morte no país. (Nuno Noronha)

  • Advogada implementação de estratégias de prevenção para o cancro

    O Representante da Organização Mundial em Angola (OMS), Hernando Agudelo, alertou hoje, quarta-feira, em Luanda, para a necessidade urgente da implementação de estratégias de prevenção eficientes do cancro, por formas a diminuir o elevado número de casos novos. (SAPO Lifestyle)

  • Mãos e pés inchados podem ser insuficiência venosa periférica, alerta médico

    As mãos e os pés incham com maior frequência no verão, devido à retenção de líquidos, e a tendência de grande parte dos portugueses é desvalorizar a situação, atribuindo a culpa às elevadas temperaturas. Segundo o médico Nuno Bernardino Vieira, é essencial observação médica para despistar potenciais problemas. (Nuno Noronha)

  • Alguma vez pensou numa dieta para ganhar peso?

    Se há quem passe a vida numa luta constante contra o peso, existem pessoas que têm dificuldade em engordar. Um artigo da nutricionista Ana Rita Lopes, responsável pela Unidade de Nutrição do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • Dormir redefine conexões cerebrais cruciais para a memória e para aprender

    A descoberta abre caminhos para novos tratamentos relacionados com a saúde mental, uma vez que o estudo conclui que a insónia perturba a atividade elétrica do cérebro, gerando confusão nos neurónios. (Nuno Noronha)

  • Excesso de peso aumenta risco de mais tipos de cancro do que se pensava

    Estar acima do peso pode aumentar a probabilidade de ser diagnosticado com cancro do estômago e do aparelho digestivo, assim como com certos tumores cerebrais e do sistema reprodutivo, concluem investigadores internacionais com base numa nova meta-análise. (Nuno Noronha)

    A proteína e o treino muscular. 7 mitos desfeitos

    Também a proteína não escapa aos mitos à volta da suplementação desportiva. Aqui ficam alguns recorrentes, desvendados pela nutricionista Ana Rita Lopes, do Hospital Lusíadas Lisboa. (Nuno Noronha)

  • Hospitais em rutura. Falta 80% dos medicamentos na Venezuela

    Oito em cada dez produtos hospitalares e medicamentos estão em falta nos hospitais venezuelanos, revelou esta terça-feira (23/08) uma investigação de organizações médicas e académicas independentes. (Nuno Noronha)

  • Zika continua a alastrar. Já chegou à costa oeste da Florida

    Autoridades sanitárias norte-americanas detetaram o primeiro caso autóctone de Zika perto da cidade portuária de Tampa, o que sugere que a transmissão local do vírus propagou-se de Miami para a Costa do Golfo dos Estados Unidos, no oeste do estado. (Nuno Noronha)

  • Lesões cerebrais aumentam risco de problemas psicológicos no futuro

    Jovens que sofrem lesões cerebrais traumáticas provocadas, por exemplo, por traumatismos cranioencefálicos, como concussões, são mais propensos a sofrer problemas psicológicos e sociais a longo prazo, segundo um estudo publicado esta terça-feira (23/08) na revista PLOS Medicine. (Nuno Noronha)

  • Nestas férias combata a gordura

    Os passos que se seguem vão aumentar a probabilidade de manter a forma física mesmo durante as suas férias. (Workwell)

  • Os vírus são mais perigosos de manhã

    Uma investigação publicada pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos mostra que os vírus conseguem infetar as vítimas com mais facilidade ao início da manhã, aparentemente porque estamos mais frágeis. (Nuno Noronha)

  • Ministério da Família conta com mais de seis mil parteiras tradicionais formadas

    O Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU) conta actualmente com 6.142 parteiras tradicionais formadas a nível do país, informou hoje, terça-feira, em Luanda, a Directora Nacional Para a Igualdade Equidade e Género da instituição, Maria Helena Gamboa. (SAPO Lifestyle)

  • Redução da mortalidade materna passa por acções preventivas

    O planeamento familiar, consultas pré-natal e a testagem do Vih para impedir a transmissão do vírus da mãe para o filho são algumas das acções, para se reduzir a mortalidade materna, sugeriu hoje, terça-feira, o director nacional de Saúde Pública, Miguel de Oliveira . (SAPO Lifestyle)

  • A doença desconhecida (e mortal) do fígado

    São múltiplas as doenças que podem afetar a sociedade pelos seus estilos de vida e rotinas diárias, mas existem ainda algumas doenças que têm causas desconhecidas e que evoluem ao longo de anos sem nada se suspeitar. A Colangite Biliar Primária (CBP) é um desses casos. Um artigo da médica Helena Cortez-Pinto. (Nuno Noronha)

  • A cirurgia que trava o aumento glandular da mama masculina

    Milhares de homens em todo o mundo apresentam um peito com um aspeto mais feminino. Uma situação que a correção cirúrgica de ginecomastia pode corrigir na idade adulta (Revista Ultimate Beauty)

  • Número de sobreviventes de cancro aumenta

    Um relatório publicado recentemente pelo Instituto Sueco para a Economia da Saúde trouxe pela primeira vez boas notícias no que se refere ao tratamento oncológico: “cada vez mais pessoas estão a sobreviver à doença oncológica”, destaca a médica oncologista Ana Castro. (Fundação Rui Osório de Castro)

  • Zika continua a ganhar terreno. Em Miami Beach há 5 casos identificados

    Mulheres grávidas não devem viajar para região da Florida, aconselham as autoridades de Saúde dos Estados Unidos. Há receios que vírus alastre também a outras áreas dos Estados Unidos. (Nuno Noronha)

  • Que tipo de exercício é o melhor para combater o risco cardiovascular?

    Um estudo da Universidade de John Moores em Liverpool diz que as modalidades mais intensas regeneram o coração. Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, esclarece a questão (Revista Prevenir)

  • Exame aos olhos poderá diagnosticar precocemente doença de Parkinson

    Um exame para detetar alterações ocorridas nos olhos, que poderá potencialmente diagnosticar a doença de Parkinson antes do desenvolvimento dos sintomas, foi criado por um grupo de investigadores britânicos, noticiou a BBC. (SAPO Lifestyle)

  • Infeção por vírus Zika pode afetar o cérebro adulto

    Uma investigação feita com ratos de laboratório mostrou pela primeira vez que a infeção pelo vírus Zika pode danificar as células cerebrais adultas, e não apenas de fetos em desenvolvimento, segundo um estudo publicado na revista Cell Stem Cell. (SAPO Lifestyle)

    10 hábitos pouco higiénicos (que todos temos)

    Todos os dias fazemos coisas pouco higiénicas e nem damos por isso. Conheça alguns exemplos. (Nuno Noronha)

    Exercícios para fazer no avião

    Ponha em prática movimentos que lhe permitem alongar os músculos e combater a fadiga durante viagens longas. Siga o plano de exercícios de Sofia Silva, master trainer da Training Academy Holmes Place (Revista Prevenir)

  • Poderoso como a morfina, cientistas descobrem analgésico inovador não viciante

    Cientistas anunciaram na quarta-feira (17/08) uma nova droga sintética que neutraliza a dor de forma tão eficaz como a morfina, mas sem os efeitos secundários que tornam os opioides perigosos e viciantes. (Nuno Noronha)

  • Corridas à beira-mar

    O cenário é perfeito e a música ambiente também. No entanto, correr na na praia é bastante mais desafiante do que na estrada. Saiba porquê e siga os nossos conselhos (Revista Saber Viver)

    Garrafa de água inovadora monitoriza a água que (não) bebe

    HidrateSpark, um recipiente desenvolvido por um grupo de designers norte-americano, contabiliza a quantidade de líquido ingerida ao longo do dia. Uma solução prática para quem, por vezes, se esquece...

  • Portugal: Gays continuam sem poder dar sangue pelo menos até 2017

    Governo Pedro Passos Coelho em Portugal quis acabar com a exclusão permanente, no entanto homens que têm sexo com homens continuam a ser rejeitados como dadores. (Nuno Noronha)

  • O poder curativo do sol

    A falta de exposição à luz natural está a agravar a carência de vitamina D nas populações. O resultado é o aumento de diversas doenças, que podem ser evitadas com exposição solar moderada (Revista Saber Viver)

  • Menino curado de paralisia cerebral após tratamento com células estaminais

    Um menino equatoriano que sofria de paralisia cerebral tetraespástica, condição que afeta a capacidade motora dos quatro membros, está curado da doença depois de lhe ter sido feito um tratamento com células estaminais do sangue do cordão umbilical. (Nuno Noronha)

  • Neurociência: Como pode a gratidão aumentar o bem-estar psicológico?

    Existem diversas formas de aumentar o bem-estar psicológico. Todos os dias nos deparamos com as mais diversas indicações para o fazer. (Psinove)

  • Arroz vermelho: o mais recente amigo do coração

    Uma alimentação demasiado rica em gorduras, o excesso de peso e um estilo de vida sedentário são alguns dos fatores que provocam o aumento do colesterol mau e, consequentemente, do risco cardiovascular. Conheça os benefícios do arroz vermelho e o seu papel na diminuição do risco cardiovascular. (Nuno Noronha)

  • Cuide da sua barriga

    A região abdominal é umas das partes do corpo que mais se destaca no corpo, portanto é natural que trate da pele nesta zona de uma forma especial para que não corra o risco de ficar flácida. Embora nem sempre seja sempre fácil, devido à correria do dia a dia, o importante é seguir alguns truques e verá como é simples manter uma pele linda e hidratada. (Strazzera)

  • Cientistas criam nova arma que usa odor humano para capturar mosquitos

    Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas morre por doenças transmitidas por mosquitos de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma nova arma desenvolvida por cientistas holandeses e suíços, que visa capturar estes pequenos insetos assassinos, revela-se totalmente segura e amiga do ambiente. (Nuno Noronha)

  • Factores culturais apontados como causa da permanência de familiares nos hospitais

    Os factores culturais, financeiros e a falta de confiança nos serviços de saúde prestados à população foram apontados pelo sociólogo Carlos Alberto como causas da permanência dos familiares de pacientes em algumas unidades hospitalares de Luanda. (SAPO Lifestyle)

  • Livre-se das irritações vaginais

    A vagina é uma área sensível do corpo das mulheres e por isso, deve dar-lhe todo o carinho e amor que ela necessita. Descubra algumas dicas, elimine as irritações da sua vagina de vez e tenha uma vida sexual perfeita. (Strazzera)

  • Alterações climáticas podem reativar bactérias e vírus fatais que nunca vimos

    As mudanças climáticas podem fazer ressurgir doenças já extintas como a varíola? Os casos recentes de antraz no extremo norte da Rússia mostram que sim. O perigo sanitário do degelo pode reativar vírus nocivos, alguns adormecidos há milhares de anos. (Nuno Noronha)

  • Tratamento inovador conseguiu que paraplégicos voltassem a andar

    Pacientes paraplégicos com lesões antigas na medula espinal apresentaram melhorias sem precedentes na mobilidade e sensações através de um treino de realidade virtual com recurso a robótica controlada pelo cérebro, informou uma equipa de cientistas liderada pelo brasileiro Miguel Nicolelis. (Nuno Noronha)

  • Vírus Zika detetado em esperma 6 meses após infeção

    Vestígios do vírus Zika foram detetados no esperma de um italiano seis meses depois dos primeiros sintomas da infeção, o que duplica o tempo máximo de duração registado até ao momento, segundo um estudo do instituto Spallanzani em Roma. (Nuno Noronha)

  • Cálcio dos gelados é igual ao do leite

    Muitos pais preferem dar um iogurte aos filhos em vez de um gelado por considerarem que este é sempre uma opção mais saudável. Mas, em termos práticos, não é bem assim... (Revista Prevenir)

    Cuide do seu bronze com estes alimentos

    Alguns alimentos influenciam a qualidade da nossa pele e o tom do do nosso bronze. Conheça quais os alimentos que deve incluir no seu dia a dia para ter uma cor de verão (Workwell)

  • 10 regras para ingerir gelados de forma saudável

    Doces e frescos, são irresistíveis. Há mesmo quem os consuma durante o ano inteiro e não apenas nos meses de maior calor. Veja o que deve fazer para reduzir o número de calorias que ingere (Revista Prevenir)

  • Quem vai de bicicleta para o trabalho é 4 quilos mais magro

    Quem anda de carro pesa, em média, mais quatro quilos do que quem opta pela bicicleta. Essa é a conclusão preliminar de um macro-estudo sobre os efeitos do transporte na saúde dos europeus. (Nuno Noronha)

  • Zika também pode provocar deformações nas articulações dos bebés

    O vírus Zika parece provocar artrogripose, uma malformação que afeta as articulações dos braços e pernas, conclui um estudo levado a cabo no Brasil com base em sete casos de bebés que nasceram com o problema. (Nuno Noronha)

  • Reabilitado 18 anos depois único centro de tratamento de doentes mentais na Guiné-Bissau

    O único centro de tratamento de doentes com problemas mentais na Guiné-Bissau foi esta quarta-feira (10/08) reinaugurado pelo Governo guineense, 18 anos depois de estar encerrado. (Nuno Noronha)

  • Ginásios não são seguros para a audição, conclui estudo

    Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que os participantes e instrutores que fazem, sobretudo, aulas de fitness e spinning correm um sério risco de danificar a sua audição, devido ao som elevado durante a prática de exercício. (Nuno Noronha)

  • Mulheres que fizeram apendicectomia ou amigdalectomia são mais férteis

    Um estudo britânico indica que mulheres que foram sujeitas a cirurgias de remoção do apêndice ou das amígdalas têm menos dificuldades em engravidar. (Nuno Noronha)

  • Tem asma? Veja o que deve comer!

    Estudos internacionais asseguram que o papel da dieta alimentar é fundamental na prevenção e no tratamento da doença. Saiba porquê (Revista Prevenir)

  • A importância de dormir bem para ser (ainda) mais bela

    O sono é das melhores fontes de rejuvenescimento que existem, tanto para o corpo como para a mente. Saiba os cuidados que deve ter para conseguir exibir uma pele mais relaxada e sem papos nem olheiras (Revista Ultimate Beauty)

  • Evitar totalmente o sol também não é bom

    Os danos irreparáveis que a radiação solar pode causar são indesmentíveis, apesar de um novo estudo que a defende. Saiba como transformar o astro-rei num aliado natural da sua pele (Revista Saber Viver)

  • Isenção das taxas moderadoras deve ser regulamentada, defende ministro da Saúde

    Arlindo do Rosário fez essas considerações em declarações à imprensa à margem da reunião alargada do Ministério da Saúde e da Inclusão Social. (SAPO Lifestyle)

  • Epidemia de febre-amarela está a perder terreno em Angola

    A epidemia de febre-amarela em Angola, que desde dezembro já matou 369 pessoas, aparenta estar diminuir e há 06 semanas que não são confirmados novos casos, declarou esta segunda-feira (08.08) a Organização Mundial de Saúde (OMS). (Nuno Noronha)

  • Descoberto gene que controla desenvolvimento do tronco e medula espinal

    Uma equipa de investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobriu o gene que controla o desenvolvimento do tronco, o que pode abrir caminho para a regeneração da medula espinal em caso de lesão. (Nuno Noronha)

  • Descubra como aliviar a dor

    As emoções dolorosas são coisas que não podemos evitar sentir. Embora as emoções sejam negativas e positivas, as primeiras podem nos causar uma dor emocional que, em algumas ocasiões, acaba connosco, por isso saiba como pode aliviar a dor. (Strazzera)

  • OMS: Febre-amarela está a diminuir em Angola

    A epidemia, que começou a 05 de dezembro em Luanda, alastrou para a vizinha República Democrática do Congo (RDCongo). (SAPO Lifestyle)