Com que frequência deve mudar a roupa de cama?

Trocar os lençóis com certa regularidade traduz-se em melhores horas de sono e uma saúde beneficiada. Descubra assim quando o deve fazer e como os hábitos de higiene e limpeza no lar irão definir a periodicidade na mudança da roupa de cama.

Sabe que a pele humana é substituída também enquanto está a dormir? Quando isto acontece as células mortas ficam nos lençóis, o que pode ser muito prejudicial para o seu bem estar. Mas este não é o único problema. Há ainda os ácaros, bem como questões como o clima e a idade. Tudo isto determina quantas vezes devemos mudar a roupa da cama.

O lençol até pode parecer limpo, mas esconde, na verdade, inúmeros micróbios que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, sobretudo para quem sofre de alergias. Sendo certo que os colchões e as almofadas são excelentes reservatórios de ácaros, a capa dos colchões e almofadas são precisamente os lençóis da cama. A frequência com a qual trocamos a roupa de cama depende exclusivamente de nossos hábitos de higiene e limpeza no lar, por isso cada pessoa costuma ter estipuladas suas próprias regras na hora de substituir os lençóis usados por outros limpos. No entanto, em modo de recomendação, aconselha-se trocar os lençóis da cama uma vez por semana, se o que quisermos é dormir sobre roupa de cama completamente limpa e livre de resíduos ou partículas que possam ser nocivas para a a saúde. No caso daquelas pessoas que suam muito durante a noite, ou das crianças que de vez em quando não podem controlar o xixi e acabam por molhar a cama, deverá ser feita uma troca de lençóis mais frequente de acordo com as necessidades. Trocar com frequência os lençóis ajuda também a preservar o colchão e as almofadas, ainda que seja impossível evitar uma parcela da poeira e de microorganismos do suor. Utilizar resguardos é também uma boa opção. Já no que diz respeito a edredons e cobertores, o ideal será uma mudança no início de cada estação.

A limpeza das roupas da cama deve ser feita com um detergente comum, mas se possível deve-se deixar secar ao sol, já que os raios ultravioleta matam os ácaros. Já no que diz respeito de crianças com menos de 3 anos de idade (cujo sistema imunitário não é tão forte) recomenda-se outro hábito: passar os lençóis a ferro.

Além de substituir os lençóis usados por outros limpos, não se esqueça de ventilar o quarto todos os dias deixando que entre um pouco de ar fresco. Aproveite o momento de trocar os lençóis para retirar o pó que tiver acumulado na superfície do seu colchão e assim irá mantê-lo sempre em perfeitas condições. E não se esqueça que o pijama que usa também interfere nesta questão, por isso troque-o também uma vez por semana.

Saiba mais: Sabe qual a data de validade destes produtos?

Leia sobre: Tome um banho perfeito

artigo do parceiro:

Comentários