Aftas

Sabia que estados emocionais como o stress podem estar na sua origem? Saiba como evitá-las

São pequenas feridas dolorosas que aparecem na mucosa bucal e têm o aspecto de uma mancha brancaamarelada redonda com uma auréola vermelha.

Apesar de se desconhecerem as causas, o seu aparecimento está associado ao stress emocional, à ingestão de certo tipo de alimentos e a alterações no ciclo menstrual.

As chagas formam-se no tecido mole, particularmente nos lábios ou bochechas, na língua ou no céu da boca. As lesões variam em número e em quantidade. Não provocam dor mas são bastante incomodativas.

Sintomas

O mais óbvio é a dor, que habitualmente é maior do que seria de esperar de uma coisa tão pequena. Dura entre quatro a dez dias e piora quando a língua roça na chaga ou quando se ingerem alimentos quentes, picantes ou salgados.

Tratamento

Os quadros clínicos mais leves podem ser tratados com a aplicação de anti-sépticos, antiinflamatórios ou anestésicos. Os colutórios à base de lidocaína e glicósidos aliviam a dor, a inflamação e o mal-estar ao comer.

Como prevenir

1. O stress, a angústia e a ansiedade favorecem, em pessoas propensas, o aparecimento de aftas no interior da boca. Podem surgir várias vezes por ano.

2. Os comprimidos à base de valeriana e erva-cidreira, que ajudam a combater o nervosismo, podem prevenir o seu aparecimento.

3. Evite os alimentos condimentados com especiarias picantes ou muito quentes, para não agravar a dor.

Comentários