30 brincadeiras ao ar livre

Aproveite o bom tempo e leve os seus filhos para a rua. Experimente vários jogos, desde os mais recentes aos tradicionais e até adaptações de jogos mais antigos. O que interessa é a brincadeira...

1. Faça uns exercícios de aquecimento divertidos antes de cada jogo: prepara o espírito e o corpo dos membros do grupo para a brincadeira.

2.Para o jogo do piolho precisa de duas equipas, cada uma com um piolho. O campo é dividido em 4, com dois espaços para cada piolho no lado oposto ao da sua equipa. A bola é atirada do piolho para a sua equipa, enquanto este tenta "matar" os adversários no melhor momento. Quem é "morto" sai do jogo e ganha quem "matar" o último adversário. Quando o piolho é morto, é substituído por outro membro da equipa.

3. O jogo do mata é igual ao jogo do piolho mas as equipas não estão restringidas a um espaço específico nem há piolhos. Os membros das equipas podem correr por um espaço ilimitado, onde o único objetivo é eliminar adversários.

4. Uma outra versão do jogo do mata é estática e envolve garrafas (se possível de plástico, para um jogo mais seguro). Não há líderes e ninguém pode correr e o objetivo é derrubar a garrafa dos adversários, que terão de estar de pernas afastadas e com a garrafa no meio. Ganha quem derrubar a última garrafa.

5. O jogo da bandeira é outra opção para jogos de equipas. Cada grupo tem o seu campo e a sua "bandeira" (que poderá ser qualquer objeto), colocada no fundo de cada campo. O objetivo é roubar a bandeira dos adversários e levá-la para o seu lado do campo. Se algum jogador entrar no campo oposto, os seus adversários podem tocar-lhe e ele tem de ficar parado até ser salvo por um colega de equipa. Ganha quem apanhar mais vezes a bandeira dos adversários.

6. Experimente também o resgate. Semelhante ao jogo da bandeira mas com uma diferença: em vez da "bandeira", será colocada uma pessoa da equipa. O objetivo é tocar nessa pessoa e salvá-la. Se for "congelada" pelo adversário, terá de ser salva. Ganha quem fizer o maior número de resgates.

7. O jogo do quente-frio agrada a pequenos e graúdos. Depois de escolher um objeto e um jogador para o esconder, todos terão de tapar os olhos. Quando o objeto estiver escondido, têm de tentar procurá-lo com a ajuda do jogador que o escondeu que, conforme a posição dos restantes em relação ao objeto, vai gritando "quente" (se estiverem perto) ou "frio" (se estiverem longe). Ganha quem encontrar o objeto.

Comentários