Acaba de fazer 30 anos e é uma das mais promissoras designers europeias. Laura Väre, nascida em 1989, residente em Helsínquia tem, nos últimos tempos, atraído muitas atenções pelas criações que tem desenvolvido. Além de já ter marcado presença nalgumas das maiores e mais prestigiadas feiras de mobiliário europeias, a designer finlandesa, acaba de conquistar o Design Forum Finland's Young Designer of the Year 2019.

O prémio chega poucos meses após a conclusão do mestrado em design de mobiliário na Aalto University, em Espoo, a universidade finlandesa que frequentou depois de se ter licenciado em artesanato metálico e design de móveis no Lahti Design Institute enquanto trabalhava como designer freelancer, dando origem a algumas das criações industriais que pode ver na galeria de imagens que se segue, algumas delas em parceria.

A coleção Alestalo x Judin x Väre é um dos seus trabalhos mais populares. "De acordo com o júri do prémio [Design Forum Finland's Young Designer of the Year 2019], Laura Väre é o mais puro exemplo de uma jovem designer determinada e criativa que conseguiu introduzir, com êxito, novas ideias no design de mobiliário tradicional. O seu trabalho tem sido relevante na Finlândia e no estrangeiro", elogiam os jurados do concurso.

"Ela tem uma linguagem diferenciadora e interessante e está a conseguir criar uma marca distintiva e harmoniosa", refere o coletivo. "A obra de Laura Väre é versátil e integra diferentes segmentos de produtos para o interior", sublinhou o júri finlandês em comunicado. "Muitos dos produtos que desenvolve apresentam invenções funcionais e materiais que foram utilizados de uma forma inovadora e versátil", enaltece ainda o documento.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.