O foie gras, o fígado de ganso ou pato, proveniente de aves sujeitas a um processo de alimentação forçado, tem os dias contados na cidade norte-americana de Nova Iorque. A urbe, uma das campeãs mundiais no consumo da especialidade francesa, tida como delicatessen, aprovou legislação com vista à proibição de foie gras a partir de 2022.

De acordo com o jornal The New York Times, perto de um milhar de restaurantes daquela cidade norte-americana servem foie gras.

Em causa, para a proibição do foie gras, o método tradicional de produção do alimento, uma das formas mais radicais de manipulação de um processo natural que leva os gansos e patos a armazenam gordura nos seus fígados, preparando-os para o inverno.

Os animais produzidos para fornecerem foie gras são alimentados à força, com a introdução de um tubo no esófago, por onde circula milho embebido em manteiga para facilitar a ingestão. O processo causa uma grande acumulação de gordura no fígado, responsável pela sua consistência amanteigada. Com o método o fígado pode aumentar até dez vezes de tamanho.

O município de Nova Iorque justifica a decisão com a crueldade imposta aos animais. De acordo com a vereadora Carlina Rivera, citada pelo The New York Times, o projeto-lei [que aprovou], "aborda o processo mais desumano" da indústria alimentar. "Esta é uma das práticas mais violentas, destinada a um produto de luxo".

Agora, a partir da data apontada para pôr termo à comercialização do foie gras, a desobediência à lei pode levar a uma multa de dois mil dólares.

Crueldade imposta aos animais leva Nova Iorque a banir o foie gras
O processo de engorda, envolve ingestão ou alimentação forçada durante os últimos 12 a 15 dias de vida para patos e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia, e os gansos oito vezes. créditos: Quora

Recorde-se que também nos Estados Unidos, em janeiro de 2019, a Califórnia já havia proibido o consumo de foie gras.

Índia, Israel e Grã-Bretanha, proibiram anteriormente a venda ou produção de foie gras. A Whole Foods, uma rede de supermercados norte-americana deixou de vender o produto em 1997, alegando crueldade.

A alimentação forçada é, ainda, proibida em países como a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Luxemburgo, entre outros.

Gansos e patos possuem esófagos bastante elásticos, que se expandem, permitindo-lhes armazenar comida enquanto se faz a digestão no estômago. Na natureza, essa dilatação permite às aves engolir alimentos grandes, como peixes inteiros, para um longo processo digestivo.

Um pato selvagem pode duplicar de peso no outono, acumulando gordura no seu corpo, especialmente no fígado. Um ganho de peso é reversível.

Os gansos ou patos utilizados na produção de foie gras são inicialmente criados ao ar livre. Ainda nessa fase é introduzida gradualmente uma dieta com alto teor de amido, que por si só aumenta o peso do fígado em 50%.

A fase seguinte do processo de engorda, envolve ingestão ou alimentação forçada durante os últimos 12 a 15 dias de vida para patos e 15 a 18 dias para gansos. Durante essa fase, os patos são geralmente alimentados seis vezes por dia, e os gansos oito vezes. A alimentação é ministrada por um tubo introduzido forçadamente até o esófago do animal.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.