As fotografias que publicam nas redes sociais são de fazer inveja. Uns mostram que acabam de acordar em cima da praia, outros partilham imagens de momentos de lazer e descontração em cenários idílicos e há ainda aqueles que pretendem demonstrar que, apesar de terem trocado o conforto de uma casa pela simplicidade despojada de uma carrinha, de uma caravana ou de um autocarro, não vivem hoje pior.

Em comum, têm praticamente todos uma coisa. Cansaram-se da vida que tinham e decidiram ser nómadas modernos. Deixaram os empregos, venderam tudo o que tinham para liquidar empréstimos ou para conseguir financiamento, despediram-se de familiares e amigos e fizeram-se à estrada. O novo estilo de vida que adotaram é documentado em contas de Instagram.

Uma delas é a do Project Vanlife. Um projeto que se assume como uma comunidade inspiracional e que, em 2018, como anunciam, terá um site agregador de histórias que servirá também para uma partilha de experiências. Este movimento inspiracional já conta com cerca de 700.000 seguidores e, nas imagens identificadas com a hashtag #ProjectVanLife, há fotografias tiradas em território nacional.

Texto: Luis Batista Gonçalves