O que são fintechs?

As fintechs são plataformas digitais no setor financeiro. Neste artigo vamos falar-lhe de plataformas de investimento que operam na Internet.

As fintech têm risco?

Tenha em mente que investir o seu dinheiro numa fintech é colocar o capital numa empresa que não é regulada pelo Banco de Portugal. No entanto, se escolher bem as empresas irá perceber que algumas são muito seguras e que inclusivamente estão cotadas e com bons níveis de capitalização em algumas das maiores bolsas do mundo.

Qual a vantagem das fintech?

As fintech sendo plataformas digitais e operando com reduzida presença física acabam por ter uma estrutura de custos muito mais flexível e ágil (aliás, como é o caso das melhores contas à ordem). Assim, é natural que consigam fornecer alternativas de investimento bastante mais agressivas. Adicionalmente, ao servirem de intermediário entre os credores e os investidores acabam por eliminar aqui boa parte da margem que fica assim disponível para os investidores.

Qual o retorno que podemos esperar?

O retorno do investimento através destas plataformas é muito variável. Se falarmos de investimentos em depósitos a prazo iremos ter necessariamente retornos perto de 1%. Se investirmos em créditos particulares, poderemos ter taxas perto de 12%. Assim, sugerimos que veja como pode ganhar entre 10% a 12% na sua carteira de investimentos.

O que fazer para começar?

Se gostar de alguma das plataformas fintech sugerimos sempre que experimente antes de aumentar o seu envolvimento. Assim, comece por investir pouco e à medida que for ganhando confiança poderá aumentar o seu investimento. Tenha em atenção o nível de risco que corre e tenha uma carteira diversificada.

Bons investimentos

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.