O segredo está na simplicidade. Por isso, basta unir a sua criatividade e bom gosto aos nossos conselhos práticos para que tudo corra como é suposto. Siga as nossas sugestões e prepare um Natal memorável, sem stress nem complicações e com muito mais impacto.

Se a sua casa tem um estilo....

... CLÁSSICO

O Natal é marcado pelos tons tradicionais (verde, vermelho ou dourado) e conta com o linho e os objectos que acompanham a família há gerações.

Aposte na harmonia e recrie o décor natalício com um toque de actualidade, contrastando peças antigas com modernas. Isso dá-lhes destaque sem sobrecarregar o conjunto.

Árvore

Decore o pinheiro de Natal usando enfeites com um ou dois tons apenas. Complete com algumas bolas de vidro colorido ou pintadas à mão.

Mesa

Em vez do habitual centro decorativo, disponha ao longo da toalha pés de azevinho ou use as suas folhas para decorar velas. Pode também optar por um bouquet de flores vermelhas.

Mas tenha cuidado. Quanto mais complexa é a loiça ou a toalha, mais simples deve ser a decoração.

... MODERNO

O calor da época festiva convive com o frio do vidro ou metal. Tons como o azul, branco, prateado ou cristal são os eleitos para a decoração natalícia que se quer simples e adequada ao design circundante.

Uma opção mais arrojada é o contraste entre o preto e o branco. Seja qual for a sua escolha, prefira o branco como pano de fundo, pois transmite tranquilidade.

Árvore

Pode ser autêntica, claramente artificial (em branco, metal) ou apenas uma estrutura de fios de luz. Os enfeites, caso existam, são de uma só cor.

Mesa

Acessórios de cor distinta contrariam a tendência monocromática da louça. Coloque velas grandes num castiçal em vidro no centro ou pequenas velas dispostas ao longo da mesa.

Pode ainda acrescentar, no castiçal ou na toalha, pérolas de vidro ou em tom prata, para condizer com os marcadores.

Veja na página seguinte: As decorações de quem segue um estilo mais eclético

... ECLÉTICO

Diversidade é a palavra de ordem. Neste estilo, a origem dos objectos não importa, desde que sejam autênticos. As cores fortes são permitidas assim como as texturas exóticas, as velas de inspiração oriental ou as peças vintage.

Na decoração natalícia siga a imaginação, sem esquecer que a harmonia é sinónimo de êxito.

Árvore

Prefira um pinheiro mais pequeno, mas natural (em vaso), que poderá manter ao longo do ano e que irá acompanhar não um, mas vários Natais. Decore-o com peças originais de outros países ou enfeites em lã e tecido.

Mesa

Em vez da tradicional toalha opte por individuais num tom quente ou um runner (uma espécie de passadeira para mesa) em linho cru, que ponha em destaque a mesa.

Para um ambiente intimista disponha velas em bases de vidro colorido sobre a mesa ou faça um arranjo com folhas e frutos da época, como a romã.

Lugares estratégicos à mesa

O Natal é uma festa de família importante em que se reúnem várias gerações. Mas o convívio nem sempre é fácil. Por isso, defina previamente os lugares que cada um ocupará à mesa, dispondo os convidados por afinidades.

Faça-o com estilo, colocando em cada lugar um cartão com o nome da pessoa. Siga as nossas sugestões.

Etiqueta

Recorte o cartão em forma rectangular, mantendo um dos lados pontiagudo. Faça um orifício, por onde passará um fio. Escreva o nome e prenda a etiqueta ao pé do copo ou em torno do guardanapo.

Glamour

Utilize papel reciclado num tom pastel ou com flores incorporadas. Recorte um quadrado, dobre-o ao meio e escreva o nome da pessoa num dos lados. Coloque sobre o prato ou junto do copo.

Geométrico

Escolha um papel que seja resistente à água (e ao vinho!) e, usando como modelo uma base para copos, recorte um círculo. Escreva as iniciais da pessoa com uma tinta prateada ou dourada e coloque o cartão sob ou ao lado do copo.

Veja na página seguinte:

Checklist

Elabore um plano

Antes de se lançar nas compras, defina detalhadamente o menu para os dias de festa, incluindo as bebidas e os pratos para os mais pequenos.

Criatividade testada

Se decidir fazer uma receita nova ou mais complicada do que é habitual, teste-a primeiro para que não hajam surpresas. Experimentar novos pratos exactamente nos dias em que o seu nível de stress se encontra elevado é arriscado. Não se esqueça de adaptar o menu às necessidades especiais de alguns convidados, como os diabéticos ou vegetarianos.

Trabalhe em equipa

Trata-se de uma festa de família e todos podem ajudar de várias formas, pelo que deve distribuir as tarefas.

Faça uma lista

Uma semana antes do Natal defina as tarefas a realizar, repartindo-as por três colunas: aquelas que serão feitas por si, as que irá delegar e as que vai adquirir fora.

Analise o material

Verifique se o serviço de pratos e copos está pronto para entrar em cena. Certifique-se que tem saladeiras e travessas em número suficiente e que a toalha que pretende usar está operacional.

Antecipe-se

Dois dias antes encomende o bolo rei e tudo aquilo que decidiu comprar feito, como os aperitivos e algumas sobremesas.

Na véspera, faça alguns doces e prepare o bacalhau, o peru ou outro menu mais criativo que tenha escolhido. Deixe apenas para o último momento o que não pode mesmo ser feito antes.

Defina um plano B

Caso seja anfitriã nos dois dias (24 e 25), preveja uma alteração de décor simples para o dia seguinte, como o tom dos guardanapos.

Texto: Manuela Vasconcelos

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.