A sensação de perder algo importante, como é o caso da carteira, traz sempre um pânico associado, até porque estamos a falar de documentos importantes, cartões e também dinheiro. Quando se trata de um roubo o primeiro pensamento, é que os outros vão ter acesso às suas informações e a tudo aquilo que lhe pertence e é por isso, que deve ter atenção ao que coloca na sua carteira. Dê uma vista de olhos!

Pen

Embora não seja muito usual ainda existem pessoas que guardam as pens na carteira e normalmente, estas tem consigo documentos importantes, fotos e até informações pessoais. Para que esta não caia nas mãos erradas, retire-a da carteira e guarde-a noutro local, além disso tem sempre a possibilidade de encriptar os documentos mais importantes.

Talões

Neste caso as mulheres conseguem ser bem mais acumuladoras de talões do que os homens e é preciso ter muito cuidado quando os guarda na carteira. No caso de esta ser roubada é importante ter em conta que é muito fácil para os ladrões, através destes extratos conseguirem perceber qual o valor da sua conta bancária, quanto dinheiro costuma gastar nas compras e ainda para quem é que faz transferências.

Cartões

Embora todas as carteiras tenham pelo menos um cartão de débito ou crédito, a verdade é que a maioria delas tem muito mais e isso torna-as num isco para os ladrões, principalmente quando os códigos também lá estão. Para evitar que num caso de roubo tenha que rezar para que ninguém use os seus cartões antes de os bloquear, deve guardá-los num sítio seguro e coloca-los na carteira apenas quando precisar deles e no fim voltar a retirá-los e guardá-los. Outro factor a que deve dar atenção é o facto de o seu cartão ter o número de segurança no verso e por isso apague-o para que não corra o risco de alguém fazer compras online com ele.

NIF

Hoje em dia, o Cartão de Cidadão é o documento que possuí todas as informações enquanto pessoa e residente e é também nele que está presente o seu NIF (Número de Identificação Fiscal). No caso de roubo é importante saber que os ladrões podem fazer empréstimos em seu nome, desde que tenham o seu NIF com eles, ou até mesmo fazer um cartão de débito. Por isso, é essencial prevenir-se e ter sempre atenção se ele está apenas escrito no seu CC ou se tem mais algum documento em que ele também esteja presente e guardá-lo num sítio seguro.

Agora que já tem umas luzes sobre o que deve andar na sua carteira, saiba que ter fotos dos seus filhos ou familiares fazem com que estas não sejam tão apetecíveis para quem as rouba ou até mesmo para quem as encontra.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.