Andamos sempre numa correria, abotoados às rotinas e hábitos rígidos do nosso egocentrismo, e é com relativa facilidade que perdemos a perspetiva sobre o poder da gratidão.  Desde a última dica sobre o tema em questão, você ainda se recorda do significado da palavra gratidão?

Segundo dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, gratidão significa “reconhecimento por um benefício que se recebeu; agradecimento; qualidade de quem é grato.”

A gratidão não é algo que possamos assumir como garantido, constrói-se a partir da interação com as características que herdamos dos nossos pais, das contrariedades e dos estímulos que moldam o contexto individual, familiar e social. A gratidão está enraizada na motivação resiliente, resultado das experiências negativas e positivas que vivemos e que nos permitem absorver,  adaptar e superar a adversidade. Associo a gratidão a um amortecedor diante da dor, ajuda-nos a relativizar as exigências do ego, sobre o passado e/ou o futuro, assim como, promove e reforça os relacionamentos com pessoas.

Quem é que não gosta de ter um/a que ao invés de andar sempre a queixar e/ou dizer mal de tudo e de todos, mantém uma atitude positiva e grata? Numa escala de 1 (baixa) a 10 (elevada) hoje qual é o nível da sua gratidão? 3? 8? Considera que a gratidão deve partilhada a fim de ser valorizada, renovada e potenciada?

Dica: faça um jornal sobre a gratidão

Faça um registo diário sobre aquilo pela qual está grato/a. Pode iniciar o jornal diário desta forma: “Hoje estou grato/a por ______”. No final da semana, avalie a importância da gratidão.

Nota: Caso você já possua o seu próprio registo/diário sobre a gratidão, siga este objetivo: durante esta semana ligue pelo menos a um/a amigo/a faça questão que ele/a saiba o quão importante é na sua vida.

De forma a reforçar os níveis de gratidão seja criativo/a; crie um post it e descreva três coisas pelas quais está grato/a e porquê. Coloque, num local bem visível, por exemplo no computador, um alerta diário no seu telemóvel, cole  o post it  na sua viatura e/ou no local de trabalho, etc.

De acordo com alguns estudos recentes valorizar as coisas positivas influencia o estado de espírito, manifestações de gratidão promovem otimismo, saúde física/mental e o contentamento. A gratidão promove a saúde, a motivação e a amabilidade, somos mais produtivos.

Como é que conseguimos tirar o máximo proveito do nosso dia? Precisamos de fazer uma gestão construtiva, organizada e estruturada do tempo que dispomos. O mesmo acontece com a gratidão.

Por João Alexandre Rodrigues
Addiction Counselor
Tel.:91 488 5546
xx.joao@gmail.com
http://www.facebook.com/joaoalexx

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.