Se é um fervoroso adepto de festivais de verão ou concertos no geral, saiba que se ainda não o faz, está na hora de ter atenção à saúde dos seus ouvidos, isto porque, "a exposição prolongada a ambientes com níveis sonoros elevados pode causar problemas e até a perda temporária ou permanente da audição".

Quem o afirma é a audiologista da GAES - Centros Auditivos, Alexandra Marinho, que alerta: "é preciso cuidado quanto ao volume e tempo de exposição a sons muito altos".

A audiologista deixa seis dicas para prevenir problemas auditivos

  1. Evite ficar próximo de colunas.
  2. Use protetores auditivos. Para além das opções standard, existem protetores auditivos personalizados, feitos à medida do canal auditivo, sendo que ambos garantem o timbre natural do som, sem distorções.
  3. Avalie o nível de som. Existem várias apps para smartphone que permitem medir o nível de intensidade do som. Num concerto, a pressão acústica atinge facilmente níveis superiores a 110 decibéis (dB). As lesões decorrentes da exposição prolongada a estes níveis de som podem, por isso, ser uma realidade, se tivermos em conta que a partir dos 80 dB o som é já prejudicial para os nossos ouvidos.
  4. Proteja as crianças com protetores adequados, uma vez que, nesta fase de crescimento, os seus ouvidos necessitam de proteção para evitar problemas de futuro.
  5. Hidrate-se. A água, tal como a alimentação, tem um impacto na nossa audição, pelo que não se esqueça de bebê-la frequentemente.
  6. Procure um especialista se após o concerto o zumbido persistir durante vários dias. Se após os concerto, sentir um zumbido persistente e que dure vários dias, deverá procurar um médico especialista em Otorrinolaringologia.