Entre os assistidos, de acordo com a responsável, que falava à Angop, mil e 543 são do sexo feminino, 602 masculino e 140 crianças.

Sem mencionar o número de testes realizados durante o período de 2007 a Maio de 2019,  afirmou que se registou apenas o abandono da medicação de 50 pessoas, enquanto 38 transferidos para outras unidades sanitárias da província e nove por incumprimento do tratamento faleceram.

Para se evitar o abandono, Ângela da Conceição disse que o sector está a reforçar, nas comunidades, as acções de sensibilização sobre a importância do cumprimento da medicação, assim como a divulgação dos métodos de transmissão e prevenção da doença.

Namacunde, com uma população estimada em 143 mil e 900 habitantes, conta actualmente com dois Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária “CATV que diagnosticam e fazem o acompanhamento das pessoas com VIH/sida.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Cunene lidera a taxa de incidência e de prevalência do VIH/Sida do país, fixada em 6.1 por cento, depois seguem-se o Cuando Cubango, com cinco por cento, e o Moxico com quatro, enquanto o Zaire representa a menor taxa (0,5).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.