Todos os medicamentos podem ocasionar modificações inesperadas na estrutura ou na função da pele. Em 80% dos casos, muitos deses problemas resultam de alergia, refere mesmo Maria Augusta Soares, professora axuliar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. De entre as reações cutâneas que alguns medicamentos provocam, existem seis que se destacam, nomeadamente, como pode ver de seguida.

1. Vermelhidão

Pode ser cusada por antibióticos do tipo da penicilina, sulfamidas, eritromicina e antiepiléticos, entre outros.

2. Purticária

É causada por antibióticos, alguns medicamentos para a hipertensão e alguns anti-inflamatórios, entre outros.

3. Dermatite

Antialérgicos ou corticosteróides aplicados na pele são alguns dos medicamentos que a provocam.

4. Dermatite pela luz solar

Pode ser causada por alguns anti-inflamatórios, antibióticos do tipo de tretraciclinas e/ou sulfamidas, entre outros. Pode ser prevenida evitando a exposição ao sol.

5. Manchas

Podem ser causadas por contracetivos, amiodarona e antibióticos do tipo tretraciclinas.

6. Doenças graves

Situações de insuficiência renal ou hepática, infeção por VIH, alcoolismo e lúpus podem aumentar o risco de ocorrência de reações cutâneas, tal como a toma de medicação e a predisposição genética.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.