1. Cozer espargos em água

Cozinhá-los em água a ferver pode retirar-lhe toda a vitamina C. Por isso, opte por um grelhador. É importante que fiquem tenros e crocantes e não esponjosos e moles.

2. Deitar o soro do iogurte fora

O soro que costuma vir no iogurte contém proteína e vitamina B12, além de minerais como cálcio e fósforo. Por isso, não o deite fora. Beba-o.

3. Leite no chá preto

Não ponha leite no chá preto. Ao fazê-lo está a fazer com que o seu corpo tenha mais dificuldades em absorver os minerais do chá.

4. Cozer brócolos

Se quer aproveitar o máximo dos benefícios dos brócolos, a melhor forma de os cozinhar, para não perder tantos nutrientes, é mesmo a vapor. Evite cozê-los e assá-los.

5. Cortar morangos

Se quer aproveitar todos os benefícios dos morangos deve evitar cortá-los. Alguns nutrientes, especialmente a vitamina C, são sensíveis à luz e ao oxigénio. Quando corta os morangos está a danificar os nutrientes e as vitaminas.

6. Comer a linhaça sem a triturar

O seu corpo pode não conseguir assimilar o ómega 3 e a fibra da linhaça se a colocar num sumo de frutas. Coloque a linhaça no seu moinho de café, no moinho de especiarias ou triture-as.

Não cortar o alho - Ao contrário da vitamina C, as enzimas presentes no alho beneficiam da exposição ao ar. Portanto, corte o alho aos bocadinhos e deixe-o ao ar durante 10 minutos.

7. Comer tomate fresco

Um tomate fresco dá cor e sabor a qualquer salada, mas se quer absorver o licopeno (substância que ajuda a combater doenças cardiovasculares), o melhor é usar o tomate em refeições quentes. Só quando cozinhado a temperaturas mais altas é que este componente é totalmente assimilado pelo corpo humano.

8. Carne grelhada de forma incorreta

Grelhar a carne diretamente sobre a chama ou brasa pode aumentar o risco de cancro do estômago e intestino. Troque a carne queimada, por carne levemente braseada. Use um termómetro para garantir que a carne está bem cozinhada e não se guie pela cor da carne. Pode queimá-la!

9. Não demolhar o feijão

Os grãos integrais com a camada exterior como as bagas de sorgo, o trigo integral, o feijão ou o farro, devem ficar em água durante a noite para ajudar a libertar os fitatos (que armazém fósforo). Caso contrário, não estará a tomar partido deste mineral.

10. Não cortar o alho

Ao contrário da vitamina C, as enzimas presentes no alho beneficiam da exposição ao ar. Portanto, corte o alho aos bocadinhos e deixe-o ao ar durante 10 minutos.

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