Não há como negar. Por norma, comemos muito e nem sempre bem. Em média, consumimos cerca de 100 gramas de açúcar por dia, quando a Organização Mundial de Saúde recomenda que não se deve ultrapassar os 50. Perto de 70% do que ingerimos é feito indiretamente, sem termos essa noção. Saiba, por isso, quais são as confeções a evitar a todo o custo.

1. Cereais de pequeno-almoço

Os cereais de pequeno-almoço contêm mais açucar do que aquilo que julga. Alguns chegam a ter 15 gramas de açúcar, mais 30% do que o recomendado.

2. Sopas instantâneas

Podem ser muito práticas mas muitas das sopas de confeção industrial também escondem, em muitos casos, grandes quantidades de açúcar.

3. Fast food

Os menus das cadeias de hambúrgueres são, além de calóricos, ricos em açúcar. A carne chega a ter 15 gramas por porção e a bebida cerca de 35 gramas.

4. Refrigerantes

Os refrigerantes, com e sem gás, mesmo os light e os mais naturais, integram quantidades de açúcares acima da média.

5. Refeições pré-confecionadas

As refeições pré-confecionadas também integram esta lista. Uma lasanha, por exemplo, pode conter entre 10 a 15 gramas de açúcar.

6. Molhos industriais

A maioria dos molhos leva açúcar. À semelhança do ketchup, o molho barbecue chega a registar 33 gramas de açúcar por cada 100 gramas de produto.

7. Bolachas

As bolachas com pepitas de chocolate, por exemplo, são de evitar a todo o custo. Ingerir três equivale a comer quatro pacotes de açúcar de uma assentada só.

8. Batidos e smoothies

Apesar de serem muitas vezes elogiados, os batidos e os smoothies de fruta também escondem importantes quantidades de açúcar.

9. Bolos folhados

Os bolos folhados também integram mais açúcar do que aquele que, à partida, pensa. Um donuts e um folhado de maçã podem conter o equivalente a cinco pacotes de açúcar.

10. Cremes de barrar

Os cremes para barrar à base de chocolate e avelã fornecem mais açúcares e gordura do que poderia imaginar. Uma porção de 30 gramas tem, em média, 17 gramas, além de 11 gramas de gordura.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.