Para auxiliar a digestão, em várias regiões da Índia, há séculos que se recorre ao psílio, a casca moída da semente de uma planta, a Plantago ovata. Esta substância em pó, muito rica em cálcio, magnésio, potássio, zinco e fósforo, combate infeções bacterianas e infeções fúngicas e atua como um poderoso laxante, descongestionando o intestino em situações de prisão de ventre. Há quem o utilize para engrossar sopas e para polvilhar saladas.

E há quem o use para preparar batidos drenantes e purificantes. Encontra psílio seco em lojas especializados e em estabelecimentos indianos. Como alternativa, pode adquirir psílio em cápsulas, em ervanárias, em lojas de produtos naturais e estabelecimentos de produtos dietéticos. Para resultados mais rápidos, misture apenas o psílio seco com a água. Depois de ingerir essa bebida, beba um copo de água grande.

Quando tomar esta substância com o objetivo de combater e travar a prisão de ventre, tome um mínimo de oito copos grandes de água por dia, como recomendam muitos especialistas. As sementes de psílio são então ricas em mucilagens e em fibras hidrossolúveis, obtidas através do revestimento da semente da Plantago ovata. Estas fazem parte do grupo de fibras alimentares que não são absorvidas pelo intestino grosso.

Os efeitos do psílio na diminuição dos níveis de colesterol

Uma pequena percentagem de pessoas que estão expostas diariamente ao psílio em pó podem desenvolver uma sensibilidade ao produto que pode resultar em reações alérgicas, advertem, contudo, muitos especialistas. Estudos científicos internacionais revelaram ainda que o psílio diminui os níveis de colesterol do sangue em pessoas com hipercolesterolemia, para além de baixar o nível de glicose em pessoas com diabetes do tipo 2.

Se ficou curioso e com vontade de experimentar, propomos-lhe uma bebida, saudável e nutritiva, que combate infeções e limpa o intestino. Lave 100 gramas de morangos, retire-lhes os pedúnculos e triture-os num liquidificador. Adicione duas colheres de sopa de natas light e uma colher de sopa de frutose e misture bem. Verta uma colher de sopa de psílio seco num copo de água grande e adicione o preparado das natas e dos morangos.

Misture bem, obtendo uma bebida homogénea. Beba de imediato, antes que o batido solidifique. Se preferir, em vez de morangos frescos, pode usar framboesas ou amoras frescas ou uma mistura de frutos vermelhos congelada. Manga, papaia, meloa, melão ou pera madura são outros dos frutos que pode usar. A polpa de manga e polpa de papaia enlatadas são, tal como os pêssegos e as peras em lata, outras sugestões recomendadas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.