Não é segredo que os empreendedores em Silicon Valley estão sempre à procura de novidades, seja no mundo dos negócios ou na forma de viver. Recentemente instalou-se uma nova moda, jejuar para melhorar a saúde e aumentar a produtividade.

Segundo os entusiastas deste jejum intermitente, ficar sem comer ajuda a prevenir doenças como o Alzheimer. Os empreendedores que aderiram à prática relatam também que têm tido melhoras na produtividade e maior clareza de ideias.

Phil Libin, ex-CEO do Evernote, e actualmente à frente da All Turtles é um dos praticantes desta nova moda. Phil costuma ficar dias inteiros sem comer. “O meu humor melhorou, estou mais focado, e há uma reposição constante de energia. Sinto-me muito mais saudável. Está a ajudar-me a ser um CEO melhor”, disse em entrevista ao The Guardian.

Outro entusiasta da prática é Geoffrey Woo, CEO da HVMN, uma empresa de biohacking. No ano passado este CEO propôs um jejum de sete dias na sua empresa, e monitorizou alguns dos participantes para medir os seus níveis de glicose e cetona, um composto considerado benéfico para o organismo.

“É de imaginar que depois de sete dias sem comer estaríamos completamente esfomeados e distraídos. Mas após dois ou três dias a fome diminui e os níveis de cetona aumentam. Passa-se a conseguir alimentar o cérebro e o corpo com uma fonte alternativa de combustível”, disse ao jornal britânico.

Actualmente, a prática do jejum é associada à redução das taxas de doenças degenerativas, como o Alzheimer e o Parkinson, de doenças cardiovasculares, e até mesmo a uma maior capacidade de combater o cancro. Outros estudos indicam que existe uma relação entre não comer e melhorias na memória.

Para quem está à frente de um negócio de rápido crescimento, como é o caso das startups de Silicon Valley, o jejum traz outro benefício prático: menos pausas para comer.

Há diversos tipos de jejum que podem ser adoptados pelos empreendedores interessados em melhorar a sua performance e a sua saúde. Por exemplo, pode ficar 16 horas sem comer, e alimentar-se nas 8 horas seguintes. Ou ainda passar dias inteiros à base de água e bebidas como chás e sumos de fruta.

Vai aderir à moda?