Existem ingredientes alimentares que são considerados especiais por serem muito ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns destes alimentos incluem aminoácidos essenciais e gorduras saudáveis, como confirmaram inúmeras investigações feitas ao longo das últimas décadas. Os benefícios destes superalimentos estão devidamente estudados. Conheça-os melhor e consuma, pelo menos, dois deles por dia.

1. Mirtilos

Os mirtilos, ricos em vitaminas C, E, betacaroteno, antocianina, ácido elágico e fibra, ajudam a melhorar vários problemas de visão, incluindo miopia e degeneração da mácula ocular. São, também, conhecidos como “bagas do cérebro” porque o protegem do envelhecimento.

2. Groselhas

Também são super alimentos. Além de fornecerem poucas calorias, têm um baixo teor em açúcar. São ricas em poderosos nutrientes que retardam o envelhecimento como a vitamina C, o potássio, o magnésio, os flavonoides e a fibra.

3. Frutos secos

Os alimentos mais gordos, como os frutos secos, são extremamente saciantes e ajudam a combater o envelhecimento precoce. Enchem o organismo de ácidos gordos insaturados, o que significa que são boas fontes de energia. As amêndoas são uma boa opção para o lanche.

4. Cerejas

Fazem parte dos frutos vermelhos pouco calóricos e com baixo teor em açúcar. Ajudam a eliminar toxinas e líquidos e contêm fibra, que sacia e combate a prisão de ventre. São, também, ricas em Vitamina C, potássio, quercetina, antocianinas e ácido elágico.

5. Morangos

Também considerados um superalimento, são muito refrescantes, aromáticos e saborosos. Do ponto de vista nutricional oferecem muitos benefícios e poucas calorias. Destaca-se o seu poder depurativo e redutor da tensão, para além de ajudarem a combater os transtornos hormonais.

6. Sementes de linhaça

Também devem fazer parte de uma nutrição saudável pois ajudam a uma boa gestão do peso. Consideradas um alimento rico em fibras, contêm proteínas, minerais e vitaminas. Possuem ainda ómegas 3 e 6 e vitamina E.

7. Quinoa

É um cereal dietético sem glúten que constitui uma boa fonte de energia e antioxidantes. É rico em hidratos de carbonovitaminas B, cálcio, ferro, magnésio, zinco, saponinas, proteína e fibras e tem um baixo índice glicémico.

8. Agrião de água

Considerado um superalimento, é rico em fósforo, iodo, ácido fólico, betacaroteno e vitaminas A, C, B2 e PP. O médico norte-americano Dr. Oz, que ficou famoso pelas prestações nos programas de Oprah Winfrey, nos EUA, aconselha uma porção, pelo menos, três a cinco vezes por semana.

9. Bagas de goji

Poderoso antioxidante, apresentam-se em forma de baga vermelha, com um aspeto semelhante à uva passa e têm inúmeras propriedades. São uma fonte rica de carotenoides betacaroteno e zeaxantina, que desempenham um papel fundamental na manutenção de uma retina saudável.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.