Saltar refeições nunca é saudável por várias razões. Mas após o treino, elas poderão ter consequências desastrosas, produzindo o efeito contrário ao que deseja obter. Começando por partes, o exercício exige o consumo de energia e resulta na perda de electrólitos e desgaste muscular. Essas perdas deverão ser repostas preferencialmente até 45 minutos após o treino para uma recuperação do organismo saudável. A reposição dos nutrientes deve ser feita através de uma alimentação adequada e uma boa hidratação.

Caso não o faça, o corpo continuará a necessitar de energia e alimento e acabará por ir buscar ao músculo a proteína que precisa. Para quem quer ganhar massa muscular isto é um erro crasso pois o catabolismo muscular impedirá o crescimento do mesmo. Em termos de saúde, a carência de uma refeição pós treino poderá resultar em fraqueza, tonturas, cansaço extremo e até mesmo batimentos cardíacos irregulares.

Posto isto, deve apostar em alimentos ricos em proteína e hidratos de carbono, excelentes coadjuvantes da recuperação do metabolismo e crescimento muscular. O ovo e as carnes magras são bons exemplos disso já que permitem a reposição de proteína.

Já as massas integrais ou a batata-doce irão fornecer os hidratos de carbono necessários. Para finalizar, a banana ajuda na recuperação muscular e repõe os minerais perdidos após o treino. Beba bastante água ou aposte em sumos naturais ricos em antioxidantes. Eles bloqueiam a acção dos radicais livres e após o treino auxiliam a recuperação.

Porém, deve usar e abusar da hidratação pós-treino para uma correta recuperação após o esforço e reposição mineral. Mesmo que não tenha sede, beber água é essencial para recuperar os sais minerais  perdidos pela transpiração. Se tem tendência a quebras de açúcar, opte por bebidas isotónicas para impedir tonturas e desmaios.

Se está a pensar o treino merece uma recompensa como um bolo, chocolate ou alimentos ricos em açúcar, pense duas vezes. O açúcar prejudica a saciedade o que vai fazer com que coma mais. Para além dos restantes malefícios, a nível de recuperação pós- treino ele aumenta a perda de massa magra e retarda o metabolismo. Por isso, mantenha-se longe das bebidas açucaradas, chocolates ou elevadas doses de açúcar.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.