Os benefícios são muitos e o número de praticantes também tem vindo a crescer. Além de melhorar a flexibilidade e reforçar os músculos, esta atividade terapêutica e relaxante também reeduca a postura, previne dores nas articulações, aumenta a densidade óssea, regula os níveis de hemoglobina e estabiliza a tensão arterial. Antes de se inciar nesta prática milenar, conheça algumas das principais expressões usadas.

Asana

Palavra sânscrita que significa sentar. É uma postura individual praticada no ioga.

Ashtanga

São os oito ashta, nomes dados aos passos do ioga clássico.

Chakra

Palavra de origem sânscrita que significa roda. É usada para descrever os sete principais pontos de energia situados ao longo da coluna em direcção à cabeça.

Hatha

Resulta da junção das palavras ha (sol) e tha (lua). O seu significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar.

Kundalini

Provém do sânscrito e significa enrolado como uma cobra. É a energia primordial ou cósmica que jaz adormecida na base da coluna.

Mantra

Expressão ou poema sagrado, normalmente em sânscrito, entoado como uma oração. Tem uma energia especial na prática
de ioga.

Namaste

Palavra que provém do sânscrito e que literalmente significa curvo-me perante ti. É uma saudação reverencial, por norma acompanhada de uma ligeira vénia e as palmas das mãos juntas, usada no final das aulas de ioga.

Om

Considerado o som do universo, pode ser entoado no início ou no fim da aula de ioga.

Prana

Palavra do sânscrito que significa força da vida. É usada quando se fala de respiração.

Pranayama

São os exercícios respiratórios para regular o fluxo energético no corpo.

Saudação ao sol

Série de poses clássicas que podem ser feitas para honrar ou saudar o sol.

Ioga

Muitas vezes apresentada como yoga, significa união e é uma disciplina hindu baseada em posturas corporais e no controlo dos ciclos respiratórios, que visa estabelecer o equilíbrio entre a mente e o corpo pelo desenvolvimento da consciência corporal.

Yogi

Aquele que segue o caminho do ioga.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.