Em destaque

Árvore de Natal de panquecas

Esta é uma receita especial, plena de paciência, amor, dedicação. Para ir fazendo sem pressas ou correrias, com atenção aos pormenores.

Ingredientes

Panquecas de Castanha

Iogurte natural sem açúcar 2 colheres de sopa
Bebida de arroz 140 ml
Açúcar amarelo 1 colher de sopa
Castanhas, cozidas e reduzidas a puré 90 g
Farinha de trigo sarraceno integral 100 g
Ovo 1
Fermento químico 1 colher de chá
Óleo vegetal utilizar q.b.

Montagem e Decoração

Castanhas em Calda de Vinho do Porto Sweet Castanea 250 g
Compota de Castanha Sweet Castanea 250 g
Açúcar gelificante 1 colher de chá
Bagos de Romã usar q.b.
Bolas Prateadas Vahiné usar q.b.
Estrelas de anis (para decorar) usar q.b.
Açúcar em pó ou outras decorações usar a gosto
Molde de papel de estrela com 16, 14, 12 e 10cm -

Preparação

Nota prévia: Para a Árvore de Natal na imagem foram usadas três receitas de panquecas.

Numa taça junte todos os ingredientes e bata até obter uma massa homogénea (pode usar a varinha mágica, durante uns segundos).

Aqueça uma frigideira de fundo grosso, e antiaderente, que tenha de fundo pelo menos 16cm de diâmetro. Unte o fundo, com um papel de cozinha embebido num pouco de óleo, e deite uma concha de massa, de forma a obter uma panqueca de 16 cm de diâmetro. Deixe cozinhar, em lume médio, até que a massa comece a formar “furinhos”, o que deve demorar cerca de dois ou três minutos. Vire, com cuidado, e deixe cozinhar do outro lado. Faça mais duas panquecas do mesmo tamanho, untando sempre fugazmente a frigideira a cada nova panqueca.

Depois, arranje uma frigideira mais pequena, com 14 cm de diâmetro, ou use a mesma frigideira, mas tenha o cuidado de fazer as panquecas mais pequenas. Faça mais três panquecas com 14cm.

E de seguida, procedendo sempre da mesma forma, faça mais três panquecas com 12cm e depois outras três de 10 cm.

Deixe as panquecas arrefecerem por completo.

Coloque o molde de papel de 16cm em cima das panquecas do mesmo tamanho, e com uma faca afiada, corte ao formato das estrelas.

Repita a operação com todas as panquecas, usando o molde do respetivo tamanho.

Quando estiverem todas cortadas, construa a árvore.

Comece por colocar na base uma das panquecas maiores, barre com um pouco de compota de castanha, e por cima coloque outra panqueca do mesmo tamanho, mas com os bicos nos intervalos da anterior. Repita a operação para todas as panquecas, colocando sempre entre elas um pouco de compota, começando nas maiores e indo diminuindo de tamanho.

Retire as castanhas Sweet Castanea do frasco e reserve.

Num tacho pequeno leve metade da calda, com a colher de chá de açúcar gelificante, a lume brando, e quando começar a ferver conte quatro a cinco minutos. Apague e deixe arrefecer completamente. Deverá ficar com uma consistência igual ao do mel.

Em cada ponta das estrelas, barre um pouco da geleia que fez com a calda, e “cole” nesses pontos, alternadamente, os bagos de romã e as bolas prateadas. No topo da pirâmide coloque algumas castanhas em calda.

Para finalizar, e com a ajuda de uma colher pequena, faça escorrer finos fios de geleia pela árvore e polvilhe com um pouco de açúcar em pó (mergulhe a colher na geleia, depois levante bem acima da árvore e faça a geleia escorrer finamente pela colher, de modo a criar fios; vá rodando em volta).

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.