Em destaque

Tempura de polvo com açorda de tomate

Numa verdadeira cozinha de fusão, um cozinheiro argentino pega numa receita portuguesa e mistura-lhe técnicas japonesas. O resultado é uma delícia

Ingredientes

Tempura
Polvo (cozido) 600 g
Farinha de trigo 200 g
Cerveja (fresca) 1 garrafa
Coentros frescos q.b.
Sal e sumo de limão q.b.
Óleo q.b.
Açorda
Pão 300 g
Alho 2 dente
Água 1 copo (pequeno)
Ovos 2
Tomates frescos 2
Azeite de sal q.b.

Preparação

Custo aproximado: 6,70 euros

Polvo:
O polvo neste caso está cozido mas basta colocar o polvo numa panela de pressão com água, uma cebola e um cravinho e deixar cozinhar durante cerca de 35 minutos (conforme o tamanho do polvo). Depois de cozinhado, cortar os tentáculos aos pedaços para a tempura.

Para a tempura:
Peneirar a farinha para uma tigela e ir adicionando a cerveja bem fresca. Mexer bem com varas para a farinha não criar grumos e adicionar os coentros frescos picados e uma pitada de sal. Envolver os pedaços de polvo na massa da tempura e fritar em óleo bem quente.
Secar bem o polvo para retirar o óleo em excesso.

Para a açorda:
Numa caçarola aquecida com um fio de azeite colocar o pão (partido em pedaços grandes) juntamente com os alhos picados, os coentros frescos picados e deixar refogar. Entretanto, cortar os tomates em pequenos cubos e adicioná-los à frigideira, continue a refogar. Depois, adicionar um copo pequeno de água, uma pitada de sal e deixe cozinhar. Colocar depois a açorda no liquidificador e triturar.
Depois de triturada, voltar a colocar a açorda na caçarola e adicionar os ovos crus por cima, tape e deixe cozinhar apenas até a clara estar cozinhada (a gema deve ficar crua).

Servir a açorda com os ovos escalfados e a tempura de polvo e polvilhar tudo com os coentros frescos picados e umas gotas de sumo de limão.

Em vídeos de dez minutos, Chakall mostra-nos como cozinhar pratos saborosos por menos de 10 €.

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.