Em destaque

Tarte coberta de peixe e camarão

Uma sugestão natalícia para os não apreciadores de bacalhau cozido. Preferindo uma entrada individual deliciosa, poderá prepará-la em pequenas formas de tarte.

Ingredientes

Massa

Farinha 250 g
Creme vegetal à temperatura ambiente 80 g
Gema de Ovo 1
Azeite 2 colheres de sopa
Água usar q.b.

Recheio

Alho francês, só parte branca 1
Cebola 1
Azeite usar a gosto
Lombos de pescada 3
Miolo de Camarão 250 g
Vinho do Porto Branco 1 cálice
Crème fraîche 2 colheres de sopa
Limão, raspa e sumo 1/2
Cebolinho picado usar q.b.
Gema de ovo para pincelar a tarte 1

Preparação

Para preparar a massa: disponha numa taça a farinha e o creme vegetal, envolva bem até obter a textura de areia. Adicione a gema de ovo e o azeite, envolva novamente. De seguida, incorpore lentamente a água, e vá amassando até obter uma massa que se despegue da bancada.

Faça uma bola, envolva em película aderente e reserve no frio, durante 15 a 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio: verta um fio de azeite numa frigideira larga, deixe aquecer, adicione o alho francês e a cebola às rodelas, deixe cozinhar até amolecer, cerca de três a quatro minutos. Acrescente o miolo de camarão e o vinho do Porto, deixe cozinhar apenas alguns minutos, até o camarão mudar de cor, retire do lume e reserve.

Entretanto, coza os lombos de pescada em água fervente com uma pitada de sal e uma folha de louro, durante 10 minutos. Retire da água, deixe arrefecer e desfaça-os em lascas.

De seguida, adicione as lascas do peixe à mistura do alho francês reservada e acrescente: o crème fraîche, raspa e sumo de meio limão e o cebolinho picado, envolva bem todos os ingredientes.

Retire a massa reservada no frio, divida-a em duas partes, uma maior que a outra. Disponha um pouco de farinha na bancada, estenda a parte maior da massa e coloque numa forma para tarde. Preencha com o recheio. Estenda a outra parte da massa e disponha-a por cima, como cobertura. Feche os lados da tarte com a ajuda de um garfo. No centro, faça uma chaminé para libertar o vapor.

Com alguns pedaços de massa que tenham sobrado, estenda e recorte pequenos enfeites natalícios, com a ajuda de formas de bolacha.

Bata a gema do ovo com uma colher de sopa de água e pincele a tarte.

Leve ao forno, previamente aquecido a 180 °C, durante 30-40 minutos.

Sirva quente com uma salada.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.