Em destaque

Sal de pele de tomate

Um sal de peles de tomate, perfeito para temperar carnes e peixe.
Pese as peles de 4 tomates (equivalente a 45 g). Pese uma quantidade de sal grosso igual ao peso das peles de tomate. Aqueça o forno a 100 ºC. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal ou uma folha de silicone, e por cima espalhe as peles de tomate. Polvilhe com o sal grosso. Leve ao forno e asse até que as peles de tomate estejam completamente secas e estaladiças. Para as peles de 4 tomates médios, demora cerca de 2 a 3 horas. Retire do forno e deixe arrefecer. De seguida, pulverize as peles salgadas em sal (use as peles e todo o sal que usou no processo de desidratação) num processador de alimentos ou num almofariz e pilão. Está pronto. (Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Ingredientes

Pele de tomate 4 (as peles de 4 tomates médios, geralmente equivalem a cerca de 45 g)
Sal grosso o mesmo peso das peles dos tomates

Preparação

Pese as peles de tomate. Pese uma quantidade de sal grosso igual ao peso das peles de tomate.

Aqueça o forno a 100 ºC.

Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal ou uma folha de silicone, e por cima espalhe as peles de tomate. Polvilhe com o sal grosso.

Leve ao forno e asse até que as peles de tomate estejam completamente secas e estaladiças. Para as peles de quatro tomates médios, demora cerca de duas a três horas.

Retire do forno e deixe arrefecer.

De seguida, pulverize as peles salgadas em sal (use as peles e todo o sal que usou no processo de desidratação) num processador de alimentos ou num almofariz e pilão. Está pronto.


Esta receita insere-se num plano de cozinha tendente ao Desperdício Zero. Este, embora seja uma meta, a de reduzir os resíduos e desperdícios ao mínimo, também é um caminho. Neste, há objetivos: não descartar partes dos alimentos que são ricas nutricionalmente, preferir alimentos a granel, reaproveitar. Sempre que não for possível usar cascas e talos, reaproveite-os em caldos de vegetais. Procure formas criativas para reaproveitar embalagens de cartão e vidro. Reduza a utilização dos aparelhos de cozinha ao indispensável. Bom proveito.  

Dicas

Pode misturar com outro sal, e ainda adicionar outros condimentos, como grão de pimenta ou orégãos.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.