Em destaque

Pão com tomatada e ovo escalfado

Como entrada ou refeição leve, estas tostas podem ser ainda mais rápidas a preparar se fizer a tomatada de véspera e a guardar no frigorífico.

Ingredientes

Ovos 4
Pão Saloio 4 fatias
Queijo-creme 4 colheres de sobremesa
Cebola 1
Alho 2 dentes
Pimento Vermelho 1/2
Tomates Maduros 2
Louro 1 folha
Azeite q.b.
Sal q.b.
Pimenta Preta q.b.
Vinagre q.b.
Orégãos q.b.

Preparação

Coloque um fio de azeite numa sertã e leve a saltear a cebola cortada em meias-luas, com os dentes de alho picados e a folha de louro. Deixe cozinhar cerca de dez minutos - ou até a cebola ficar mole e translúcida - e junte o pimento partido em tiras finas. Deixe cozinhar mais dez minutos e junte os tomates sem pele, cortados em cubos pequenos.

Tempere com sal e pimenta preta acabada de moer e deixe cozinhar tapado até o tomate estar bem desfeito, cerca de dez minutos. Descarte a folha de louro e reserve.

Pão com tomatada e ovo escalfado

Entretanto ligue o forno nos 180 ºC. Parta as fatias de pão e leve ao forno num nível alto e na posição grill, entre cinco a dez minutos ou até o pão estar estaladiço por fora, mas ainda relativamente fofo por dentro.

Para escalfar os ovos, leve um tacho com água ao lume com um fio de vinagre. Quando estiver a atingir o ponto de ebulição, baixe o lume – a água deve estar bem quente mas não a ferver. Parta um ovo para uma chávena pequena (ou para uma colher-medida, por exemplo) e deite-o delicadamente na água. Repita com os outros ovos, se couberem todos ao mesmo tempo na panela, e deixe cozinhar cerca de seis minutos. Retire-os com uma escumadeira e se não for para colocar logo no pão, reserve-os numa taça baixa com um pouco de água no fundo, para não colarem.

Para montar as tostas, barre cada uma delas com o queijo-creme. Coloque por cima uma porção da tomatada, tentando abrir uma covinha no meio. Coloque aí o ovo escalfado. Tempere com pimenta preta acabada de moer e orégãos. Repita com as restantes tostas. Sirva com uma salada verde.

Dicas

Para pelar os tomates, faça-lhes uma incisão em cruz na parte de baixo, coloque-os numa taça e cubra-os com água a ferver. Passados alguns minutos escorra a água e deixe arrefecê-los um pouco: a pele sairá facilmente com a ajuda de uma faca.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos ao seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.