Em destaque

Folar de Páscoa entrançado

Um folar de Páscoa ligeiramente doce e com um miolo muito fofo, aromatizado com laranja e erva-doce.

Ingredientes

Farinha sem fermento 325-400 g
Açúcar 80 g
Fermento de Padeiro Seco 1 colher de chá
Erva-doce moída 1 colher de chá
Raspa de 1/2 laranja -
Óleo vegetal 60 ml
Leite 60 ml
Ovos médios, ligeiramente batidos 2
Ovo batido para pincelar 1
Sementes de sésamo (opcional) 1 colher de chá
Ovos crus e inteiros para decorar (opcional) 3

Preparação

Coloque o gancho para massas na batedeira (se preferir, pode amassar o folar à mão). Na taça da batedeira, junte 325 g de farinha, o açúcar, o fermento de padeiro, a erva-doce e a raspa da laranja. Faça uma cova no meio dos ingredientes secos e deite aí os ingredientes líquidos: óleo, leite e ovos batidos.

Amasse até obter uma massa homogénea, mesmo que não lhe pareça totalmente suave ou seca. Se a mistura estiver muito húmida adicione um pouco mais da farinha, mas uma colher de cada vez. Se a massa ficar muito seca o folar também vai ficar seco depois de cozido.

Folar de Páscoa entrançado

Transfira a massa para uma taça ligeiramente untada com óleo, cubra com película aderente e deixe a levedar, num local quente e abrigado, durante três horas.

Forre o fundo de um tabuleiro de forno com papel vegetal. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha. Retire a massa da taça onde levedou e amasse-a ligeiramente para retirar o ar. Divida a massa em três partes iguais e faça um rolo com cerca de 50 cm com cada uma delas. Una os três rolos numa das extremidades e faça uma trança, unindo igualmente as três pontas no final.

Dobre as junções inicial e final, de modo a que fiquem por baixo do folar. Transfira o folar para o tabuleiro, cubra com película aderente e deixe a levedar por mais uma hora.

Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Pincele o folar com ovo batido e polvilhe com as sementes de sésamo, se as usar. Distribua os ovos crus e inteiros (opcional).

Coza no forno pré-aquecido durante 30 minutos, ou até estar dourado.

Folar de Páscoa entrançado

Dicas

Este folar da Páscoa é um pão ligeiramente doce e fofo, aromatizado com laranja e erva-doce. Pode ser apreciado em qualquer altura do ano, pois acompanha bem com uma chávena de chá ou de café quente. É delicioso torrado e barrado com um pouco de manteiga. Nesta altura do ano a minha cozinha não está suficientemente quente para levedar uma massa. O meu truque é colocar a taça dentro do forno com a função de aquecimento ligada e com a temperatura de 35 ºC (o meu forno só tem duas temperaturas nesta função, 35 ºC e 60 ºC). Pode deixar a massa a levedar durante a noite e terminar o folar no dia seguinte, de manhã.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos ao seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.