Em destaque

Couve-flor gratinada com cogumelos e bacon

Uma especialidade leve para saborear nos momentos em que reúne família e amigos. Também funciona como acompanhamento de pratos de carne.

Ingredientes

Cabeça de couve-flor 1 grande
Bacon fumado 250 g
Cogumelos 250 g
Manteiga 25 g
Farinha 50 g
Leite gordo 250 ml
Pó de mostarda 1 pitada
Queijo gruyère ralado 200 g
Natas 55 ml
Noz-moscada moída na hora 1 pitada
Pão Ralado 50 g
Queijo parmesão ralado 50 g
Pimenta 1 pitada

Preparação

1. Parta a couve-flor em floretes. Corte o bacon em tiras de um centímetro. Lave e corte os cogumelos.

2. Coza a couve-flor durante 10 minutos. Entretanto, vá fritando as tiras de bacon numa frigideira seca até ganharem uma tonalidade dourada.

3. Retire o bacon e, mantendo a gordura, frite os cogumelos durante dois a três minutos. Derreta a manteiga numa panela limpa, acrescente a farinha e adicione o leite lentamente. Junte o pó de mostarda, o queijo ralado e as natas.

4. Misture até o queijo derreter e ficar um preparado espesso e cremoso. Tempere com sal e pimenta preta e acrescente o bacon e os cogumelos. Pré-aqueça o forno a 180º C.

5. Coloque a couve-flor num tabuleiro e acrescente o preparado de queijo. Polvilhe com uma pitada de noz-moscada, pão ralado e queijo parmesão ralado e leve ao forno durante 15 minutos. Sirva com uma salada verde e pão bem cozido.

Dicas

Substitua metade da couve-flor por bróculos fervidos em água e sal e metade do bacon por fiambre de peru fumado. Vai gostar da diferença. Para dar um toque especial, polvilhe o gratinado com pinhões antes de servir.
Receita do parceiro

Em destaque

Vídeos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos ao seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.