Em destaque

Cocktail de cascas de laranja

As cascas de citrinos escondem um óleo delicioso e aromático que, combinado com a bebida certa, faz um cocktail incrível.

Ingredientes

Gin ou vodka usar a gosto
Cascas de cerca de 5 laranjas (também podes usar cascas de outros citrinos) -
Açúcar 1 + ½ chávena
Água usar q.b.
Sumo de limão usar a gosto
Frutos vermelhos usar a gosto
Folhas de hortelã usar a gosto

Preparação

Primeiro, vamos extrair o óleo saboroso que se esconde nas cascas de laranja. Lave as cascas e coloque-as num recipiente. Cubra com açúcar, esmague um pouco e envolva bem.

Tape o recipiente com um pano e deixe repousar durante a noite ou durante, pelo menos, cinco horas.

Passado este período de tempo, filtre os conteúdos do recipiente para outro, usando um coador. O que vai obter é um óleo com um forte sabor a laranja - o ingrediente-estrela do nosso cocktail! Refrigere-o

Agora, vai fazer os cubos de gelo aromatizados. Está a ver aquelas folhas de hortelã (ou menta, ou tomilho...) que sobraram e não quer deitar fora? E aqueles mirtilos no canto do frigorífico? É o que vai usar. Primeiro, lave a fruta e as aromáticas.

Depois, coloque-os numa cuvete de gelo. Cubra com água e leve ao congelador.

Agora que já tem os cubos de gelo prontos, encha um jarro com o óleo das cascas. Adicione sumo de limão, um dedo de água e gin a gosto. Misture tudo. Coloque os cubos de gelo dentro do jarro e o seu cocktail está pronto a servir.

Esta receita é uma sugestão da To Good to Go.


Esta receita insere-se num plano de cozinha tendente ao Desperdício Zero. Este, embora seja uma meta: reduzir os resíduos e desperdícios ao mínimo, também é um caminho. Neste, há objetivos: não descartar partes dos alimentos que são ricas nutricionalmente, preferir alimentos a granel, reaproveitar. Sempre que não for possível usar cascas e talos, reaproveite-os em caldos de vegetais. Procure formas criativas para reaproveitar embalagens de cartão e vidro. Reduza a utilização dos aparelhos de cozinha ao indispensável. Bom proveito.  

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.