Tem 17 anos e é uma estrela da rede social Instagram. José, de Lima, capital peruana, é seguido por mais de um milhão e meio de internautas que não dispensam cada nova publicação deste jovem vegan, rendido à comida que combina prazer pessoal, atenção à alimentação e muito divertimento.

O que o estudante faz é publicar as suas criativas taças, sorvetes, crepes, veganos sem deles fazer segredo sobre a confeção. José, junta um fator de atratividade às suas produções culinárias, a criatividade que entrega à montagem de uma taça de smoothie.

Para o jovem sul-americano, uma taça de comida é mais do que uma dose nutricional, é campo para pôr em prática delicadas e coloridas doses de smoothies, onde interagem aquelas que podemos definir como as criaturas mais fofas do universo da cozinha vegan.

Apesar de nas sugestões de lanches, pequenos-almoços e sobremesas, não existir qualquer proteína animal, estes ali estão, em jeito de desenho-animado, banhando-se em cremes de bananas e abacates reduzidos a puré.

Nas criações culinárias de José entram, amiúde, outros ingredientes como proteína de ervilha e chá de matcha, fatias de banana, coco ralado e mirtilos congelados, frutos vermelhos, chocolate vegan.

No perfil de Instragam que criou, naturally.jo, assim como no canal de vídeos no Youtube, o objetivo de José é provar que uma dieta vegan, sem recurso a alimentos de origem animal (o que exclui, por exemplo, ovos, lacticínios, mel, gelatina e, obviamente, todas as carnes), não tem forçosamente de ser insípida e sem cor. É rica nutricionalmente, variada e saborosa.