Mexilhão em molho de açafrão

Limpe bem as conchas a 1 kg de mexilhão. Numa tigelinha, coloque de molho em água quente, meia colher de chá de fios de açafrão.

Numa panela grande, aqueça duas colheres de sopa de azeite em lume médio. Junte uma cebola e um alho francês (parte branca) picados finamente. Cozinhe cinco minutos.

Junte 150 ml de vinho branco e deixe ferver cinco minutos para evaporar. Aumente o lume para alto. Adicione os mexilhões, tape a panela e deixe cozinhar (três a cinco minutos), sacudindo ocasionalmente. Os mexilhões devem abrir todos. Retire-os e reserve-os. Deixe o líquido levantar fervura e cozinhar durante cinco minutos, até reduzir um pouco.

Coe, retorne o líquido coado à panela e junte o açafrão, uma colher de sopa de mostarda e 400 ml de natas para culinária. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Deixe ferver por três minutos. Adicione os mexilhões para aquecer. Sirva imediatamente.

(Fonte:  Blogue “My Common Table”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Mexilhão em molho de açafrão

Mexilhão em vinho alvarinho

Corte uma cebola em meias luas, um pimento vermelho em rodelas finas e esmague dois dentes de alho. Reserve. Coloque um tacho ao lume com um fio de azeite. Deixe aquecer e adicione a cebola.

Assim que começar a ficar translúcida, adicione o pimento e os dentes de alho. Mexa com uma colher de pau e deixe cozinhar em fogo médio cinco minutos.

Adicione uma colher de chá de pimenta em grão, uma folha de louro e um copo vinho alvarinho. Deixe cozinhar cinco minutos, com o tacho destapado.

Adicione 1 kg de mexilhão limpo, misture um pouco agitando o tacho, tape e deixe cozinhar em fogo alto até que o mexilhão abra. Sirva de imediato e aproveite os sucos depositados no fundo do tacho para "molhar" um bom pedaço de pão.

(Fonte: Blogue “Faz &Come”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Mexilhão em vinho alvarinho

Mexilhão em molho cremoso

Derreta uma colher de sopa de manteiga numa caçarola sobre lume médio. Adicione a parte branca de um alho-francês cortado às rodelas finas e dois dentes de alho esmagados. Salteie três minutos.

Junte 1 kg de mexilhões e um copo de vinho branco. Tape e deixe cozinhar até que os mexilhões abram, (cerca de quatro minutos). Retire rapidamente os mexilhões para o recipiente onde os vai servir. Rejeite os que não abrirem.

Na mesma caçarola ainda quente, adicione 200 ml de natas para culinária e uma colher de café de açafrão em pó. Mexa, deixe levantar fervura e deite sobre os mexilhões.

Polvilhe com a salsa picada e sirva de imediato, acompanhado de batatas fritas em palito ou fatias finas de pão.

(Fonte: Parmalat)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Mexilhão em molho cremoso

Mexilhão à minha moda

Lave 1 kg de mexilhões. Numa panela alta e larga, adicione um bom fio de azeite, uma cebola grande às rodelas, três dentes de alho laminados, duas folhas de louro, 25 g de talos de coentros e um quarto de pimento vermelho cortado em pedaços bem pequenos e refogue até a cebola ficar translúcida.

Tempere com sal, pimenta e junte os mexilhões. Deixe que as conchas abram e absorvam bem o sabor do refogado e regue com 800 g de tomate em lata, cozinhe durante uns 10/15 minutos ou até o molho ficar bem apurado.

Antes de desligar envolta as folhas de coentros picadas (que sobraram dos talos) e regue com o sumo de um limão. Sirva como entrada com umas fatias de pão fresco ou acompanhar uma pasta.

(Fonte: Blogue “Marmita”)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Mexilhão à  minha moda

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.