Arroz branco simples

Num tacho, deixe uma chávena e meia de água levantar fervura. Junte uma chávena de arroz e uma colher de sobremesa rasa de sal. Mexa quando retomar a fervura. Reduza a chama para o mínimo. Tape e deixe cozer 20 minutos. No final, deixe descansar dez minutos e, depois, solte os grãos com um garfo.

Pode, em alternativa, proceder da seguinte forma, obterá um arroz mais guloso. Numa panela, junte a duas colheres de sopa de azeite (ou manteiga), uma cebola picadinha e um dente de alho, também picado. Junte meia colher de sobremesa, rasa, de sal. Deixe alourar, sem estorricar e, nessa altura, adicione uma chávena de arroz carolino.

Mexa, para não pegar e acrescente duas chávenas e meia de água fervente. Tape e deixe ferver, controlando o líquido, não deixando secar. Findos 15 minutos, desligue o lume, solte os grãos com um garfo. Está pronto a servir.

Reaquecer arroz branco

Arroz de limão

Aqueça o wok e, depois, aqueça neste, três colheres de sopa de óleo. Junte cinco colheres de sopa de sementes de mostarda. Salteie até estalarem.

Junte duas chávenas de arroz agulha previamente cozido em água e um pouco de sal, sumo de quatro limões, um terço de chávena de coco seco ralado, uma colher de chá de açafrão da Índia. Mexa durante dez minutos.

Junte uma chávena de pistácios picados, rodelas de um limão. Deixe em lume brando quatro minutos. Está pronto a servir.

Arroz de limão

Arroz malandrinho de tomate

Coloque um tacho ao lume com três colheres de sopa de azeite. Deixe aquecer e, de seguida, junte uma cebola picada, dois dentes de alho picados e uma folha de louro.

Deixe refogar até que a cebola fique translúcida. Adicione quatro tomates cortados em pedaços pequenos, e envolva o tomate na cebola. Deixe apurar um a dois minutos.

Junte uma chávena de arroz carolino e mexa. De seguida adicione quatro chávenas de água, tempere com um pouco de sal, mexa de novo, e deixe cozer por 20 minutos, mexendo ocasionalmente.

Sirva o arroz ainda com bastante caldo e polvilhado com os coentros.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Arroz malandrinho de tomate

Arroz de brócolos

Lave muito bem uma cabeça de brócolos. De seguida, separe a cabeça dos brócolos dos pés de forma a obter pequenos raminhos.

Coloque uma cebola picada e dois dentes de alho picados num tacho. Adicione um fio de azeite e deixe alourar.

De seguida, adicione os brócolos e duas chávenas de arroz vaporizado. Deixe cozinhar durante 30 segundos.

Adicione quatro chávenas de água bem quente, uma colher de sobremesa rasa de sal e deixe cozer o arroz, tapado, durante 20 minutos.

Arroz de brócolos

Arroz de ervilhas de forno

Pique duas cebolas e refogue-as em 75 gramas de manteiga (ou azeite, em substituição). Junte 600 gramas de ervilhas e um litro de caldo de galinha, ou água. Ferva até as ervilhas estarem quase cozidas. Deite mais 100 gramas de manteiga num tacho, junte 400 gramas de arroz e mexa. Quando o arroz estiver enxuto e solto, adicione o caldo a ferver com as ervilhas. Tempere de sal e pimenta, a gosto. Mexa e tape. Leve ao forno, a 180 ºC, a cozer alguns minutos.

Arroz de ervilhas

Arroz com xerez

Excelente para acompanhar pratos de frango ou vaca. Aqueça três colheres de sopa de manteiga num tacho. Adicione uma cebola picada. Coza até a cebola ficar mole.

Junte uma chávena e meia de arroz agulha. Mexa até todos os grãos estarem envolvidos na manteiga. Adicione duas chávenas e meia de caldo de galinha e cinco colheres de sopa de xerez meio seco, sal e pimenta a gosto, um ramo de cheiros (louro, salsa, tomilho fresco).

Deixe levantar fervura. Mexa e reduza o lume para o mínimo.

Mantenha assim 20 minutos e desligue. Salpique o arroz com duas colheres de sopa de xerez. No final, deixe descansar dez minutos e, depois, solte os grãos com um garfo e polvilhe com um quarto de colher de chá de pimenta-de-caiena. Está pronto a servir.

Arroz com xerez

Arroz de feijão aromatizado com especiarias

Numa panela refogue uma cebola, previamente picada, com um fio de azeite. Quando estiver macia acrescente uma colher de chá de cominhos, três vagens de cardomomo e uma pitada de malagueta em pó.

Deixe cozinhar um pouco para abrir os aromas. Acrescente uma chávena de água e quando ferver adicione meia couve lombarda cortada em pedaços médios.

Deixe cozinhar cerca de cinco minutos, acrescente uma chávena de feijão vermelho cozido e a água de os cozer (se tiver. Pode em alternativa usar a água da lata). Tempere com sal.

Acrescente o arroz integral cozido e envolva bem.

Se quiser um arroz malandrinho acrescente mais água, até obter a consistência desejada.

Deixe levantar fervura e está pronto a servir acompanhado por exemplo com tofu no forno.

Fonte: Livro "Cozinhar com Amor"

Arroz de feijão aromatizado com especiarias

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.