A abertura do Fininho, na Rua Mouzinho da Silveira, em pleno coração da baixa portuense, estava prevista para meados de março. A COVID-19 fez com que apenas agora Teresa Bianchi sentisse que estava tudo a postos para a inauguração do espaço que se junta aos sete estabelecimentos Fininho existentes em Angola, sob a batuta da sua irmã, Inês Bianchi.

“A Baixa está repleta de conceitos interessantes, mas acreditamos desde o princípio que o Fininho poderia trazer valor acrescentado à movida portuense, através de um ambiente descomprometido, boa comida na mesa e cerveja na mão”, refere Teresa Bianchi, proprietária do espaço.

Fininho, a nova cervejaria do Porto que se inspira em Angola
Arroz de marisco.

Este Fininho, versão portuense, conta com 90 lugares sentados e não é só a cerveja Cuca que faz menção à cultura Angolana. Também os murais decorativos das paredes - da autoria de Telmo Pereira - retratam figuras alusivas.

As boas-vindas ao Fininho são dadas por uma pintura alusiva às máscaras das tribos angolanas, a meio da sala a Rainha Ginga - figura histórica angolana - continua com as honras da casa. Ao fundo, um terceiro painel, encerra o salão com um mural de máscaras. Fora de portas, a cervejaria conta com uma esplanada.

Mas sentemo-nos à mesa. Para iniciar a refeição podemos encontrar petiscos como o tradicional Caldo Verde (1,40 euros) ou o Creme de marisco (2 euros), o Camarão ao alho (8 euros), as Amêijoas à Bulhão Pato (8 euros) e as Favas com chouriço (6 euros).

Fininho, a nova cervejaria do Porto que se inspira em Angola
Não falta a Francesinha.

No que respeita aos pratos com sabor a mar, sublinhem-se o Arroz de marisco (14 euros), o Esparguete com camarão (10 euros).

Cervejaria Fininho

Rua de Mouzinho da Silveira, nº 230, Porto

Horário: De segunda a sábado, entre as 9h00 e as 23h00

Contactos: Tel. 963 370 502 ou 222 083 785

Na categoria das carnes, não falta a tradicional Francesinha (9 euros) e o Bife da vazia grelhado ou com molho à Fininho (15 euros).

Para acompanhar, as bebidas da casa por excelência são o Fininho, com o cunho da Cerveja Nortada, e a Cerveja Angolana Cuca.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.