Hambúrguer de feijão preto e cogumelos

Limpe seis cogumelos crimini, remova os talos e, com uma colher pequena, remova as fibras pretas que ficam por baixo. Pique os cogumelos e os respetivos talos.

Numa taça grande, coloque 250 g de feijão preto cozido e esmague grosseiramente com um garfo. Junte os cogumelos picados e meia cebola roxa pequena, finamente picada, pão ralado (o ideal é Panko, um pão ralado japonês, mais grosso que o pão ralado normal – encontra facilmente nas grandes superfícies), uma clara de ovo ligeiramente batida, meia colher de chá de alho em pó, um quatro de colher de chá de cominhos em pó.

Tempere com sal e pimenta preta (prove o feijão primeiro, se o ponto de sal lhe agradar tempere apenas com a pimenta preta e não junte mais sal). Misture até que todos os ingredientes estejam bem incorporados, sem amassar demasiado (de outro modo, os hambúrgueres vão-se desfazer). Se achar a mistura muito húmida e desligada, junte um pouco mais de panko. Deixe repousar durante cinco minutos.

Numa frigideira antiaderente, aqueça uma colher de chá de azeite em lume alto e cozinhe os cogumelos laminados até estarem dourados. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora.

Numa frigideira antiaderente, pode usar a mesma, aqueça uma colher de chá de azeite e cozinhe os hambúrgueres em lume médio durante cerca de cinco minutos. Vire-os cuidadosamente com a ajuda de uma espátula e cozinhe mais cinco minutos.

Abra dois pãezinhos de hambúrguer e torre-os ligeiramente (opcional). Divida folhas de espinafre baby e rebentos pelos dois pãezinhos. Em cima coloque os hambúrgueres de feijão preto,  uma fatia de queijo cheddar, por pão, cebola roxa laminada e os cogumelos salteados. Junte o seu molho preferido e sirva de imediato.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Hambúrguer de feijão preto e cogumelos

Feijão-verde estufado em tomate na frigideira

Arranje 400 g de feijão-verde, cortando os extremos e retirando o "fio", caso tenha, e corte-o ao meio na longitudinal. Lave em água bem fria  e coloque a escorrer.

Entretanto, coloque ao lume uma frigideira. Cubra o fundo com um pouco de azeite e deixe aquecer.

Adicione uma cebola pequena, cortada em meias luas, um dente de alho laminado e deixe fritar por cerca de cinco minutos, até que o alho comece a ficar dourado.

Adicione 200 g de polpa de tomate, 200 ml de água fria e o feijão-verde. Mexa com umas pinças e tempere com um pouco de sal. Reduza o lume para médio, coloque a tampa e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 15 minutos. Estará pronto quando o feijão estiver al dente, nem cru nem demasiado cozido, e o molho tenha ganho corpo.

Adicione mais água caso seja necessário e retifique os temperos.

Para servir, salpique com algumas fatias de malagueta, folhas de manjericão e um pouco de queijo ralado no momento.

(Fonte: Blogue “Faz&Come”)

há um chef

Tostas de feijão-verde e queijo feta

Numa frigideira antiaderente salteie uma cebola pequena finamente picada.

Junte 150 g de feijão-verde laminado e salteie durante cerca de cinco minutos ou até estar tenro mas estaladiço. Mexa sempre.

Tempere com sal e pimenta a gosto.

Torre quatro a seis fatias de pão e, sobre estas, disponha o feijão-verde e queijo feta a gosto.

Regue com um fio de azeite e sirva.

(Fonte: Blogue “Frango do Campo”)

Tostas de feijão-verde e queijo feta

Sopa de feijão com couve kale e tortellinis de presunto

Numa panela, aqueça três colheres de sopa de azeite e junte 250 g de cebola cortada em cubos, 250 g de nabos e uma cenoura grande, cortada em rodelas. Tempere com uma pitada de sal e salteie durante dez minutos em lume médio, mexendo ocasionalmente.

Junte uma colher de chá de cominhos em pó e um litro de água, tape e, quando levantar fervura, cozinhe durante 20 minutos em lume médio-baixo.

Coza 250 g de tortellinis frescos de presunto em água temperada com sal, de acordo com as instruções da embalagem.

Quando os legumes estiverem cozidos, junte 130 g de feijão encarnado e triture bem com a varinha mágica. Junte mais 130 g de feijão e 200 g de couve kale e cozinhe durante seis minutos.

Retifique o sal e tempere com pimenta preta moída na hora. Adicione os tortellinis já cozidos e sirva quente.

(Fonte: Blogue “My Common Table”)

Sopa de feijão com couve kale e tortellinis de presunto:

Empadão de feijão à moda da Suíça

Aqueça o forno a 200 ºC. Numa caçarola grande, derreta, em lume brando, duas colheres de sopa de manteiga sem sal. Junte uma colher de chá de sal, uma colher de chá de açúcar, duas colheres de sopa de farinha sem fermento, mais colher de café de pimenta preta, moída na ocasião, uma pitada de noz-moscada e meia chávena de cebola finamente picada. Adicione uma chávena de natas ácidas e leve ao lume até ficar quente. Retire da chama.

Arranje um quilo de feijão-verde e corte-o em losangos com 1,5 cm. Numa panela grande com água a ferver, temperada com sal, leve a cozer o feijão-verde durante sete minutos, até estar tenro.

Junte o feijão-verde à mistura de natas ácidas. Deite tudo numa assadeira média, ligeiramente untada.

Derreta duas colheres de sopa de manteiga sem sal e misture com o queijo ralado e o pão ralado. Ponha por cima do feijão-verde e leve a gratinar durante 20 minutos.

(Fonte: Vogais)

Empadão de feijão à moda da Suíça

Brownies de feijão preto

Pré-aqueça o forno a 180 ºC e prepare um tabuleiro de muffins untando-o bem com manteiga. Passe o conteúdo de uma lata grande feijão preto por água e escorra-o bem.

Coloque-o num processador juntamente com dois ovos, 45 g de manteiga derretida, uma colher de chá de essência de baunilha, uma colher de chá bem cheia de fermento em pó, 100 g de açúcar mascavado e 80 g de cacau em pó. Bata durante cerca de três minutos.

Divida a massa pelas forminhas. Distribua 50 g de chocolate negro e 12 nozes pecan grosseiramente picados pelos brownies e leve ao forno durante cerca de 20 minutos.

Deixe arrefecer totalmente e desenforme.

(Fonte: Blogue “Receitas Para a Felicidade”)

Brownies de feijão preto

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.