Pierre Javelle e Akiko Ida são fotógrafos. Ele, apaixonado desde a infância por Comic Books e por histórias que se contam em poucas imagens. Ela, fã de fotografia culinária. Desde 2002, Javelle e Akiko dedicam-se ao projeto “Minimiam”. Criam cenários recorrendo a alimentos frescos e figuras a uma escala minimalista. Chama-se a esta técnica inversão de proporção.

Pierre e Akiko jogam com o imaginário de todos nós. Quem nunca sonhou em espojar-se numa piscina de mousse de chocolate ou esquiar num campo de chantilly.

Muitas das criações dos dois autores partem de memórias de infância. São a concretização de desejos e sonhos infantis. Outras, giram em torno de fotografias associadas ao imaginário coletivo. Como a dos operários em Nova Iorque, no início do século XX, sentados na viga de um arranha-céus.

As figuras que vemos expostas nas fotografias dos dois criadores são adaptadas das pequenas esculturas aplicadas em reproduções em miniatura de modelismo ferroviário. Neste caso muitas figuras são encomendadas expressamente para estes projetos.

As vinhetas deste casal de criativos são, regra geral, em formato diptych (duas imagens). A primeira imagem mostra uma aproximação à ação da figura, sem um significado explícito. A segunda imagem é a revelação. O contexto geral que descodifica a ação.

Pierre Javelle confessa que na infância não era grande amigo da escola. Preferia longas horas de leitura de Comic Books, fascinado pelo formato da história em poucas imagens e com economia de texto.

Pierre acaba por se dedicar à arte e terminar o curso na Escola de Artes Decorativas de Paris. Ai conheceu a nipónica Akiko. Mais tarde trabalha em estúdios fotográficos e conhece alguns dos grandes fotógrafos profissionais parisienses.

Akiko Ida é japonesa e desde a infância interessou-se pela cozinha e por criar peças de comida em miniatura. Aliou estas paixões à da fotografia, particularmente a de culinária.

Akiko estudou na Academia de Belas Artes de Tóquio, viajou para Paris para terminar os seus estudos na Escola de Artes Decorativas, tornando-se fotógrafa de comida em revistas e livros da especialidade.

Os dois criadores expõem regularmente em França, em salões de design, galerias, entre outros espaços.

Le Monde, Le Parisien, Esquire são apenas três entre as muitas revistas e jornais de referência onde o projeto "Minimiam" foi publicado.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.