- Regra geral os ovos conservam-se bem por um tempo considerável a temperaturas baixas. Tanto os ovos, como as caixas onde estão acondicionados, deverão ter indicação da durabilidade mínima, ou seja 28 dias.

- Na embalagem dos ovos (e nestes) vai encontrar um código impresso com informação sobre o produto. Modo de criação das galinhas, número de identificação da exploração e o país de origem devem de constar nesta informação.

Peguemos no seguinte exemplo. Encontra no ovo o código, VL 11-12, seguindo de 1PT3-122

O primeiro código (VL 11-12), fornece-lhe a data de validade, ou seja, 11 de dezembro. O segundo código rege-se pela seguinte informação: 1, indica o Modo de Criação (0-Produção Biológica; 1- Galinha criada ao ar livre; 2 – Galinha criado no solo; 3 - Galinha criada em gaiola. PT, refere-se ao código do estado-membro da União Europeia e o digito que segue a entidade que supervisiona a exploração (no caso português a Direção Regional de Agricultura), sendo que os últimos dígitos reportam à exploração onde as galinhas são criadas.

- Sendo difícil determinar quando ocorreu a postura do ovo e não tendo a indicação da durabilidade mínima, não conserve os ovos por mais de duas semanas no frio.

- Os ovos mantidos a uma temperatura próxima dos 18 ºC devem conservar-se não mais do que uma semana se não apresentarem rachas na casca. Contudo, preferencialmente, os ovo devem de ser conservados no frio do frigorífico.

- Não sujeite os ovos a mudanças bruscas de temperatura, pois a casca pode partir-se.

- Um ovo cozido conserva-se quatro dias sem ser descascado, dois dias se descascado.

Para ter uns ovos cozidos fenomenais só tem de seguir estes 3 passos

- Os ovos devem ser guardados com a extremidade mais larga para cima, seja na caixa, seja no frigorífico. Desta forma, a câmara de ar existente no interior do ovo mantém-se naturalmente no lugar. A gema ficará no centro.

- A casca do ovo é porosa, devendo ser mantida afastada de cheiros intensos.

- As claras e gemas podem ser guardadas num recipiente hermético, no máximo dois dias, no frigorífico.

- As claras e gemas podem ser congeladas. Às gemas deve ser misturado um pouco de sal ou açúcar antes da congelação.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.